nota3

Banco Neon fecha parceria com Votorantim

Após a liquidação extrajudicial do Banco Neon, anteriormente chamado de Banco Pottencial, decretada pelo Banco Central, no dia 04 de maio, a fintech Neon Pagamentos, braço do grupo responsável pelos serviços de contas digitais e cartões pré-pagos, que opera separadamente, precisou buscar um novo parceiro para garantir a continuidade de seus serviços para 600 mil usuários.

O escolhido foi o Banco Votorantim.  Com o anúncio da parceria, o Votorantim assume as operações de custódia e movimentação das contas de pagamento oferecidas pela Neon Pagamentos. As duas empresas afirmam trabalhar para o restabelecimento integral das atividades “o mais rápido possível”.

De acordo com o site Exame, a startup deve voltar a operar ainda nesta semana. Por enquanto, o dinheiro dos usuários do Neon só pode ser retirado por meio de saques em agências físicas e operações com cartões de débito. De acordo com determinação do Banco Central, a Neon Pagamentos terá que operacionalizar a transferência do total de valores contidos nas contas digitais dentro de 7 a 10 dias.

Em comunicado, Pedro Conrade, CEO da Neon Pagamentos, afirma que o Banco Votorantim é “uma instituição sólida, ágil e em plena transformação digital”. O Votorantim se considera o sexto maior banco privado brasileiro em ativos, tendo como acionistas o Banco do Brasil e o Grupo Votorantim.

A Neon Pagamentos foi do céu ao inferno do dia para a noite.  A fintech recebeu aporte de R$ 72 milhões, um dos maiores série A já recebido na história das fintechs,  e em questão de horas Banco Neon S.A. foi liquidado.

Em comunicado do Banco Central a liquidação foi decretada “considerando as graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição financeira, bem como o comprometimento da situação econômico-financeira”.

A assessoria do Banco Central detalhou à Exame que alguns dos problemas enxergados no Banco Neon foram um “patrimônio líquido negativo” e “a deficiência de controle e monitoramento para prevenir a lavagem de dinheiro”.

*Com informações do site Exame

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top