Movimentação faz parte da estratégia do banco de fortalecer sua base tecnológica e de inovação
O Banco Mercantil do Brasil anunciou na quinta-feira (17) a compra de participação societária na fintech Gyra+, que atua por meio de uma plataforma digital de análise de crédito. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Tempo, não foram divulgados valores, e nem existe a necessidade de aprovação da compra pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em nota, o CEO do Banco Mercantil do Brasil, Gustavo Araújo, explica que a instituição financeira considera a Gyra+ best-in-class na captura, processamento e análise de dados estruturados para tomada de decisão e concessão de crédito digital.
“Estamos muito otimistas em poder combinar essas soluções com a inteligência de crédito do banco para melhorarmos a nossa oferta e a experiência de nossos clientes. É mais um passo para potencializar nossa atuação no open banking”, diz.
Ele acrescenta ainda que a participação na Gyra+ faz parte da estratégia do Banco de fortalecer a sua base tecnológica e de inovação.
“O banco tem a intenção de oferecer aos seus clientes as melhores soluções disponíveis no mercado de forma acelerada, por meio de uma série de parcerias estratégicas e aquisições para crescimento inorgânico de inteligência e de tecnologia aplicada”, completa.
Segundo o portal Capital Reset, a Gyra+ foi fundada em 2017 por Rodrigo Cabernite e Sergio Spieler, executivos com passagens pelos bancos Goldman Sachs e Standard Chartered. A startup é especializada em conceder crédito para micro e pequenos empreendedores que vendem seus produtos por meio de plataformas de ecommerce, como Mercado Livre, Mercado Pago e B2W.
Para isso ela oferece um sistema que mapeia o histórico de vendas e o potencial de pagamentos a partir do relacionamento com essas plataformas. Desta forma ela consegue fazer análises de crédito em até 24 horas, liberando os recursos para que os clientes possam comprar estoques, contratar funcionários e expandir suas operações.