Por Edilma Rodrigues
O Banco do Brasil registrou mais de 2,5 mil chamadas em Libras originadas nas unidades presenciais e canais remotos (App, site ou WhatsApp BB), de maio a agosto de 2022. Segundo a instituição, ela foi a primeira a promover o amplo atendimento em Libras nas suas agências, CRBB, SAC e Ouvidoria. “Os clientes surdos contam com intérpretes simultâneos no atendimento presencial e remoto, por chamada de vídeo via central especializada. Nas agências, a chamada é iniciada pelo funcionário do BB, enquanto pelo App ou site do Banco, o cliente pode iniciar uma chamada de vídeo com um intérprete que, por meio de uma linha exclusiva com o BB, traduz o atendimento da Central de Relacionamento BB, SAC e Ouvidoria”, informa o banco em nota.
O balanço é divulgado no mês que mais representa as lutas e conquistas dessa comunidade: em setembro, se celebra a semana Internacional dos Surdos (20 a 26/9), além do Dia Nacional dos Surdos (26/9), Dia Mundial das Línguas Gestuais (21/09) e Dia Internacional da Língua de Sinais (23/09).
O presidente do BB, Fausto Ribeiro, destaca que as iniciativas do banco reforçam as ações de inclusão de diversos públicos em seus modelos de atendimento, com a possibilidade de ampliar a inserção no mercado financeiro e consideram as barreiras ainda enfrentadas pela comunidade surda.
Em parceria com o Icom, serviço de referência no mercado em tradução para pessoas surdas, o BB oferece atendimento em Libras, leitura labial ou texto, a qualquer hora e em qualquer dia, para todas as pessoas que precisem de acessibilidade.
Recentemente, também distribuímos óculos com câmeras acopladas nas hastes, aos nossos funcionários com perda total da visão. Trata-se de um projeto que auxilia a identificar rostos, câmeras e ler rótulos, por exemplo, por meio de inteligência artificial. Trabalhamos para que qualquer cliente ou funcionário com qualquer tipo de deficiência seja atendido e tenha condições de trabalhar com toda segurança e respeito que merecem, conta Ribeiro.
BB desembolsou 824,2 milhões de reais em crédito acessibilidade
O BB desembolsou 824,2 milhões reais pelo BB Crédito Acessibilidade desde 2012, quando a linha foi criada. Foram atendidas, com esses recursos, mais de 100 mil pessoas em todo o país. Apenas em 2022 foram contratadas mais de 6,8 mil operações, num total de R$ 77,7 milhões, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2021.
Com informações da assessoria de imprensa