Banco Cooperativo Sicredi é classificado nos ratings da Moody\’s e agora mira Standard & Poor\’s

A agência de classificação de risco de crédito Moody\’s atribuiu, pela primeira vez, ratings corporativos ao Banco Cooperativo Sicredi – tanto de longo quanto de curto prazos, em escala nacional. Ao atribuir ratings ao Banco Cooperativo Sicredi, a Moody’s confirma a solidez financeira das entidades que integram o Sicredi em bases consolidadas, como se eles operassem como uma única entidade.

Essa conquista faz parte da estratégia do Sicredi de obter ratings para o Banco Cooperativo das mais respeitadas agências de classificação de risco de crédito, afirma João Tavares, diretor executivo de Administração e Finanças do Banco Cooperativo Sicredi. Além da Moody\’s, entre as três maiores agências de classificação de risco de crédito estão a Standard & Poor\’s e a Fitch Ratings.

No primeiro semestre de 2015, a Fitch elevou os ratings do Banco Cooperativo Sicredi e agora conquistamos a classificação da Moody’s. A obtenção do rating pela Standard & Poor\’s está prevista para 2016, explica Tavares.

Segundo o comunicado da Moody’s, a avaliação conjunta do desempenho financeiro do Sicredi levou em consideração o alto nível de coesão e cooperação entre as cooperativas de crédito e do Banco Cooperativo. Além disso, como parte de suas respectivas obrigações legais, as cooperativas que formam o grupo devem dar suporte umas às outras, caso alguma delas venha a ter problemas financeiros e os fundos internos destinados a dar suporte ao capital não sejam suficientes para restaurar solvência.

Outro ponto destacado pela Moody’s é que apesar da concorrência dos grandes players em vários dos mercados no qual o Banco Cooperativo Sicredi atua, as métricas de rentabilidade consolidadas do Sicredi se equiparam aos demais bancos comerciais.

Compartilhe

Notícias relacionadas

CANTAnews
Leandro Vilain é indicado para assumir a presidência da Febraban
Com ampla bagagem no setor financeiro executivo sucederá isaac sidney em processo de transição institucional...
Exclusiva
Super Apps no Brasil: ambição legítima, realidade diferente
Por Edson Santos*  SuperApps são frequentemente apresentados como o futuro da experiência digital: plataformas que...
Exclusiva
Conheça a Simetrik, que brilhou na Febraban Tech 2025 com foco em IA
Estreante no maior evento de tecnologia do setor financeiro latino-americano, Simetrik se destaca ao apresentar...
Exclusiva
Bets x ecossistema financeiro: desafios e oportunidades para prosperar
Diretora da Alfa Entretenimento mostra que a relação entre os setores supera as discussões sobre...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima