nota6

Banco como serviço apoia transformação nos atacarejos

Por Edilma Rodrigues

Os canais cash & carry ou atacarejos, que unem as modalidades de comércio atacado e varejo, têm sido a opção de compras de muitas famílias, especialmente por seus preços serem mais competitivos do que o de supermercados tradicionais. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, o setor cresceu 13% apenas no ano de 2018. Para garantir esse atrativo, esse tipo de comércio abre mão de alguns “confortos” aos clientes e usa o autosserviço como modelo de atendimento, com redução do número de colaboradores, o que muitas vezes gera gargalos nos caixas, demora na reposição de produtos, entre outras dificuldades. Porém, em um contexto em que a experiência do cliente se torna cada vez mais relevante, uma das demandas desses canais é se transformar para aumentar a comodidade dos clientes, proporcionar um percurso de compras mais amigável e um checkout eficiente. E sem alterar seus custos ou interferir no dia a dia de suas lojas, mantendo seu diferencial de preço.

Para atender a esse mercado, a Stefanini desenvolveu o BaaS – Banking as a Service, plataforma completa para que o varejo possa oferecer serviços de pagamento e carteira digital a seus clientes. A solução permite abertura de conta de pagamento, gerenciamento de cartões pré e pós-pago, inclusive com a opção de crédito; totalmente em conformidade com requisitos legais. Possui back office digital, suporte e atendimento aos clientes nativos e um gateway único. 

A solução tem ainda um container de APIs – conjunto de interfaces para acesso a um aplicativo ou software, que permite disponibilizar serviços complementares de forma modular, o que o torna escalável. Esse container integra e viabiliza a oferta de serviços e produtos financeiros complementares à oferta básica. Essa integração otimiza e incrementa ainda mais a experiência do consumidor. “Isso agrega valor à oferta e aumenta a capacidade de monetização”, assinala Braulio Lalau de Carvalho, CEO da Orbitall, empresa do grupo Stefanini.

De acordo com Carvalho, o BaaS amplia o valor comercial dessas empresas em um mercado em constante mudança. “Com a plataforma, varejistas transformam sua marca em tecnologia financeira e garantem uma jornada para que seus clientes tenham uma experiência memorável em todos os pontos de contato e de relacionamento com a marca,” explica.

Outro entrave que a solução Stefanini BaaS ajuda os atacarejos a enfrentarem é o atendimento de consumidores não bancarizados. Uma parcela significativa dos clientes dessas empresas – pequenos varejistas, empreendedores que vendem comidas em quiosques ou carrinhos e consumidores finais – não têm conta em nenhum banco. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Perfil dos Bancarizados no Brasil”, realizada pela Opinion Box em 2018, 19% dos brasileiros não possuem conta em nenhuma instituição bancária. Oferecer a esse público, serviços de pagamentos e carteira digital, além de facilitar as compras, contribui para sua fidelização e apoia seu crescimento.

Vale lembrar que os serviços bancários passam por uma revolução sem precedentes. Celulares entregam o controle ao cliente e o colocam no centro dos serviços. Além disso, as pessoas estão mais críticas e se questionam sobre o valor entregue pelos serviços contratados.

O executivo ainda ressalta que o BaaS ainda permite aos canais cash & carry diversificar sua oferta e escalar seu negócio. “Desenvolvemos a plataforma de maneira a tornar a implantação fácil e sem complicações para não interferir no andamento das atividades nas lojas. Ela faz o processamento de contas, é White label, pré-configurável, modular e 100% segura,” finaliza.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top