Crédito: Fachada do Banco Central do Brasil - 12.senado.leg.br

Banco Central vai divulgar 12 novas bases de dados até 2027

Plano de Dados Abertos prevê informações sobre crédito, riscos climáticos e produção de cédulas

Por Cantarino Brasileiro*

O Banco Central do Brasil apresentou o novo Plano de Dados Abertos (PDA/BC) para o biênio 2026-2027, com a previsão de disponibilizar doze novas bases de dados até 2027. A iniciativa buscou ampliar o acesso da sociedade a informações estratégicas, fomentando a participação cidadã, a inovação tecnológica e a racionalização dos gastos públicos.

Em seu site oficial, o BC relata que entre os dados que deverão ser publicados nos próximos dois anos estão informações sobre a produção de cédulas e moedas, dados detalhados da carteira de crédito de instituições financeiras individualizadas, indicadores relacionados a riscos ambientais, sociais e climáticos, além de conjuntos estatísticos ligados ao mercado de crédito.

Segundo Aloísio Tupinambá, Ouvidor Adjunto do Banco Central, o interesse do público por essas informações já se mostrou significativo. 

“Pesquisadores, estudantes, analistas de mercado, entre outros, têm grande interesse nessas bases de dados. As estatísticas de acesso ao Portal de Dados Abertos registraram quase 1,4 milhão de visitas ao site em 2024”, destacou.

O PDA/BC estabeleceu diretrizes para que os dados sejam publicados em formato aberto e processável por máquina, facilitando o uso por cidadãos, pesquisadores e desenvolvedores. O plano também definiu o cronograma de ações, estratégias de comunicação, critérios técnicos de seleção e padrões de catalogação para garantir a organização e a efetividade da divulgação.

A política de abertura de dados do Banco Central seguiu as diretrizes do Decreto nº 8.777/2016, que instituiu a Política de Dados Abertos no âmbito do Poder Executivo Federal. A expectativa da instituição foi de que a iniciativa continue a impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras, com base em transparência, eficiência e colaboração com a sociedade.

*Escrito com IA generativa

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
BC amplia transparência e cria novas séries sobre política cambial
Página oficial reunirá histórico de dez anos e cronogramas de vencimento de Swap Cambial e...
TOP 6
Bets começam a repassar R$ 1,3 bilhão de saldos para os bancos
Devolução automática para 26,5 milhões de apostadores ocorrerá entre 9 e 14 de outubro pelas...
TOP 6
Autoridade europeia exige fim do uso de stablecoins fora do MiCA
Esma orienta reguladores a banir tokens não conformes até janeiro de 2027 e proíbe novas...
TOP 6
Coins.xyz pedirá licença ao BC para operar cripto e câmbio no Brasil
Plataforma das Filipinas quer licença de psav para expandir pagamentos internacionais com stablecoins e sistema...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima