Banco Central pode regular fintechs de crédito ainda este ano

A agência Reuters acaba de publicar uma entrevista com o diretor de regulação do Banco Central, Otavio Damaso, na qual o executivo informa que o BC estuda a possibilidade de implementar, ainda este ano, uma regulação para fintechs de crédito.

Segundo a reportagem, Damaso teria dito que a regulamentação das fintechs vem para dar um contorno jurídico para vários formatos de relacionamento ou de operação dessas empresas, tanto no modelo em que elas se associam aos bancos como nos casos em que atuam de forma independente. Se a gente chegar à conclusão que tem que avançar, é para esse ano, teria dito o diretor do BC.

Ele explicou que o papel principal do BC é monitorar essa evolução para não a inibir, mas ressaltou que por outro lado, a autoridade monetária está apta a promover alterações legais e regulatórias quando identifica benefícios para a sociedade no sentido de incentivar e acelerar o processo de inovação.

O texto diz que o BC tem dado especial atenção para as fintechs de crédito, que vêm crescendo no país com ofertas diferenciadas que incluem isenção de tarifas, juros mais baixos e serviços de nicho.

Ainda de acordo com a publicação, Damaso teria explicado que uma regulação abrangeria tanto as fintechs que se associam a bancos para a oferta de financiamentos, como as que originam e securitizam crédito com participação de investidores institucionais e as que fazem o chamado peer to peer, unindo tomadores em busca de empréstimos a investidores dispostos a financiá-los, sem intermediação de bancos.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top