No nono mês do ano é celebrado o Setembro Verde, uma campanha de conscientização à acessibilidade. Por isso, apesar de, por lei, os bancos terem a obrigação de oferecer soluções de acessibilidade, o Banco Central teve por iniciativa listar aplicativos de bancos com recursos de acessibilidade.
A tabela, bastante detalhada, pode ser encontrada no site do PIX, o recurso de transferência monetária instantânea. Na lista há cada uma das instituições registradas no Banco Central e quais recursos apresentam em seus aplicativos para deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência física ou mobilidade reduzida.
Entre as ferramentas com as diretrizes estão as com indicações de uso de imagem e outros recursos que possam ser acessados por leitores de tela, uso de libras, orientações quanto a recursos visuais e táteis, opções de comandos de voz, etc.
O objetivo do Banco Central é democratizar o acesso das pessoas com deficiência às ferramentas financeiras — e o da Cantarino Brasileiro e evidenciar medidas que, como essas, incentivam a inclusão social.
Insights CB – Edição nº 05
Editorial – Do conceito ESG, agora o foco é a letra S, de social
Insight 1 – Bancos digitais incluem mais clientes da classe C e jovens
Insight 2 – Senior Savings traz educação financeira à terceira idade
Insight 3 – Prêmio Banking Transformation incentiva soluções de inclusão financeira
Insight 4 – Banco Central lista apps de bancos com recursos de acessibilidade
Insight 5 – Bancos voltados para a minoria despontam no Brasil
Ponto de Vista – Inclusão é o nome do jogo. E os bancos digitais estão ganhando