Na terça-feira (9) o Banco Central lançou a plataforma de educação à distância ‘É da sua conta’. A iniciativa tem o objetivo de orientar o consumidor financeiro e capacitar funcionários de Procons e de outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor a lidar com demandas relacionadas a instituições financeiras.
A ferramenta foi apresentada pelo diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Isaac Sidney, em evento no Ministério da Justiça, como parte da programação da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que começou na segunda-feira (8) e vai até domingo (14).
De acordo com Isaac Sidney, a plataforma vai oferecer aos atendentes dos Procons informações mais precisas e assertivas sobre produtos e serviços do Sistema Financeiro Nacional. “Os atendentes se deparam com uma complexidade de temas que acabam dificultando a especialização e o conhecimento mais profundo dos assuntos referentes a serviços financeiros. O lançamento dessa plataforma tem o propósito de suprir essa lacuna, proporcionando soluções mais adequadas aos casos e reduzindo possíveis litígios”.
Utilizando a plataforma, os participantes do curso terão acesso a conteúdos como vídeos didáticos sobre as regras que disciplinam a oferta de produtos a clientes de instituições financeiras, como as normas relacionadas ao uso de cartão de crédito. As inscrições para a primeira turma, que será formada por 250 alunos, já estão abertas e vão até 16 de junho. Podem participar apenas os atendentes e colaboradores do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
A plataforma também disponibilizará um banco de casos práticos, com fichas narrando situações reais envolvendo direitos dos clientes do sistema financeiro. Nessas fichas os alunos encontrarão a melhor solução para cada caso e a fundamentação legal para a orientação dada ao consumidor.