Banco Central firma acordo com gestoras de dados para ampliar cadastro positivo

class=wp-image-17199

por Ana Carolina Lahr

O Banco Central (BC) assinou na segunda-feira (20), um acordo de cooperação técnica com empresas de proteção ao crédito para ampliar o cadastro positivo. A fim de impulsionar a inclusão de informações e pessoas com score de crédito, com o acordo dá-se início à troca de informações com as gestoras de banco de dados Serasa, Boa Vista, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL – SPC Brasil), Gestora de Inteligência de Crédito (Quod) e TransUnion. 

As gestoras de bancos de dados fornecerão informações mensais sobre adimplência em pagamentos de serviços como água, luz e telefone, além do cadastro de opt-out (solicitação de cancelamento de cadastro no banco de dados) do Cadastro Positivo. Em contrapartida, os dados – partes contratuais, data do início de relacionamento com as instituições financeiras, modalidade da operação, número de prestações, saldo devedor e garantias oferecidas, dentre outros – passarão a ser compartilhados mensalmente com empresas que firmarem o convênio.

Segundo o BC, a medida tem potencial para aumentar a base do cadastro positivo em 20 milhões de pessoas e empresas, além de completar as informações financeiras de outros 120 milhões de inscritos nesses bancos de dados. Esses novos registros se referem aos clientes das instituições financeiras de menor porte e de regiões do país distantes dos grandes centros urbanos, o que amplia e acelera a capacidade de alcance do cadastro positivo, destacou em nota.

Para Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, “o acordo de cooperação com o BC para troca de informações do SCR é um movimento do setor de birôs de crédito para potencializar a visibilidade para o crédito de pessoas físicas e jurídicas. Os birôs trabalham ativamente em iniciativas que estimulem o uso de dados para melhorar a tomada de decisão”.

Segundo o BC, as informações disponibilizadas são referentes ao comportamento de pagamento e não entram informações mais sensíveis, como o detalhamento do extrato do cartão de crédito, onde a compra foi feita, nem o extrato bancário dizendo o tipo de pagamento que foi feito. 

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo funciona como um histórico do consumidor, ou seja, quanto mais o cliente é pontual com as contas, maior é a nota do cadastro, que pode ser utilizada para negociar juros menores, em casos de empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Ou seja, ele “contribui para o acesso a operações de crédito em condições mais vantajosas, ressaltou o BC, em nota.

A inclusão automática de dados entrou em vigor em 9 de julho de 2019. O compartilhamento das informações começou um pouco depois, inicialmente pelas instituições financeiras. Em seguida, foi a vez das operadoras de telecomunicações enviarem os dados dos clientes. Agora, as ações direcionam para as etapas sobre o envio de dados pelas concessionárias de energia elétrica, de saneamento e de gás encanado.

Vale salientar que a inclusão no cadastro positivo é automática, mas o consumidor pode pedir para ser excluído. No caso de consumidores inadimplentes, mesmo que o nome seja retirado do Cadastro, ele pode ser incluído no cadastro negativo, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top