Banco Central declara que está acompanhando, avaliando e monitorando o movimento fintech

O representante do Banco Central presente no Fintech View no dia 6 de junho, Fabio Lacerda Carneiro, trouxe uma mensagem tranquilizadora aos empreendedores do segmento, no sentido de que o órgão regulador não deve adotar intervenções regulatórias significativas antes de conhecer as reais implicações destas medidas.

Carneiro explicou que o Banco Central do Brasil segue o posicionamento que vem sendo adotado por entidades reguladoras em todo o mundo, como o Financial Stability Board (FSB) que em carta ao G-20, falando sobre seu programa de trabalho para 2016, incluiu a observação sobre o movimento fintech. Da mesma forma, o comitê de Basileia na suíça constituiu uma força tarefa recentemente para entender a questão das fintechs.

Ele lembrou que o BC noticiou nesta semana que também criou uma comissão multidisciplinar para discutir o tema. Apesar da mensagem tranquilizadora, Carneiro ressaltou que o empreendedor fintech precisa ter o controle de todos os aspectos de sua operação. “Esta é sua responsabilidade porque se a empresa causar problemas aos cidadãos, certamente o Estado vai responsabilizá-lo”, disse.

Segundo ele, o papel do empreendedor é pensar no que pode dar certo e fazer o melhor possível para que isto aconteça. “Mas o papel do regulador é justamente o contrário. Pensar no que pode dar errado e tentar evitar prejuízos à sociedade”, destacou. Neste sentido, disse ele, o cuidado tem sido o de evitar que a regulação mate a inovação. “Cuidado na intervenção regulatória significa tempo. Por isso digo que estamos no gerúndio. Acompanhando, avaliando e monitorando. Esperando o mercado maturar”, concluiu.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top