Banco Central apresenta resultados do Lift Challenge Real Digital durante o Lift Day

| por Ana Carolina Lahr |

O Banco Central e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) realizaram na terça-feira (25), o LIFT Day 2023. O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro apresentou os projetos da edição regular do LIFT Lab 2022, com temáticas de microcrédito, interoperabilidade do Real Digital com outras redes, bem como funcionalidades direcionadas ao Pix, como NFC, QR Code Offline e Crédito; já o segundo momento focou na apresentação dos projetos do LIFT Challenge, edição especial do LIFT Lab direcionada para casos de uso para o Real Digital que selecionou nove iniciativas no início de março. 

“Esses projetos propiciaram um aprendizado extremamente importante para que o Banco Central realizasse aprimoramentos nas diretrizes para o Real Digital, bem como identificasse os desafios e delimitasse o escopo para o piloto do Real Digital”, explica André Siqueira, chefe de divisão no Departamento de Tecnologia da Informação do BC. 

Na etapa, um dos protótipos de destaque foi comandado pela bandeira de pagamentos digitais Visa. Junto aos parceiros Agrotoken, Microsoft e Sinqia, ela apresentou os resultados de meses de desenvolvimento da plataforma financeira programável com a qual os agricultores podem financiar e vender suas safras de forma segura, usando a tecnologia blockchain.

Com muitos bancos centrais no mundo explorando o valor de uma moeda digital emitida por bancos centrais (CBDC), a Visa e a equipe envolvida no desafio demonstraram como as CBDCs podem viabilizar novos pagamentos internacionais de forma programática, bem como fornecer recursos de investimento internacional a PMEs. Os aspectos programáveis ​​das moedas digitais — que permitem que a entrega e o pagamento de ativos e moedas só sejam liquidados automaticamente se determinadas condições forem atendidas — possibilitam um uso mais eficiente de capital, reduzem os riscos de contraparte e, em paralelo, alavancam a segurança, a estabilidade e a proteção de um passivo do banco central via CBDC, que é uma moeda de liquidação confiável.

A solução também garante a segurança do usuário ao validar as transações utilizando framework de mascaramento de dados e Data Mesh, da Microsoft. “No futuro, a solução permitirá a criação de um comércio multilateral ou multi-hub e multi-moeda e terá um papel essencial na interoperabilidade entre moedas digitais e fiduciárias. Por meio dessa tecnologia, as empresas poderão facilitar suas transações com investidores e capitais estrangeiros, expandindo o uso da nova moeda digital do Brasil em conjunto com o PIX e gerando novos fluxos de transações financeiras dentro do país”, afirma João Paulo Aragão, especialista de inovação e indústria financeira da América Latina para a Microsoft.

“Projetos como este reforçam nosso compromisso de impulsionar a inovação e torná-la um benefício tangível para mais pessoas, em mais lugares”, diz Vanessa Meyer, head de Inovação e Design da Visa para as Américas. “Quando introduzimos novas tecnologias baseadas em blockchain, democratizando ainda mais o financiamento de capital, aumentando a concorrência no mercado e ampliando a inclusão financeira, conseguimos ajudar a pequena e média empresa a financiar suas operações comerciais de forma mais simples, acessível e segura”, conclui.

O LIFT Lab é um ecossistema de inovação no qual a sociedade apresenta propostas de melhoria para o desenvolvimento de protótipos que atinjam o Sistema Financeiro Nacional. As propostas são submetidas a um comitê de seleção que avalia o impacto inovador e o potencial de benefício aos cidadãos. As iniciativas selecionadas, antes de serem iniciadas, passam por uma etapa de engajamento de servidores do BC, especialistas do mercado e da academia, para serem amadurecidas e se tornarem um protótipo em 90 dias de trabalhos conjuntos. 

(com Assessoria de Imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top