Avanço das Fintechs leva bancos americanos a buscarem proteção em patentes

Nos últimos três anos os bancos e empresas de pagamentos receberam 1.192 patentes nos Estados Unidos. Este número significa um crescimento de 36% sobre as concessões adquiridas nos três anos anteriores, segundo a empresa Envision IP. O número foi divulgado em uma reportagem do jornal Valor Econômico (16/02) e seria o reflexo de uma estratégia que as instituições financeiras americanas estão usando para se precaver contra o avanço das empresas de tecnologia financeira sobre o mercado bancário e de pagamentos.

Segundo a reportagem, os maiores bancos do país estão requerendo mais patentes do que em qualquer outra época. Os pedidos estão sendo feitos para os mais variados tipos de produtos e serviços como carteiras digitais móveis, por exemplo. Eles também estão apresentando estudos por meio de seminários ao departamento de patentes dos Estados Unidos com o objetivo de levar o órgão a recusar o que o setor vê como patentes ruins que se referem a práticas bancárias tradicionais. Ao mostrar aos examinadores como o setor já opera, os bancos esperam que o departamento não conceda patentes a requerentes dotados de ideias semelhantes.

Segundo a matéria do Valor, no mês de janeiro dezenas de analistas de patentes do governo americano se reuniram em um centro de convenções na periferia de Washington para ouvir funcionários do Bank of America a respeito do assunto.  Centenas de outros acompanharam por webcast.

A apresentação detalhou 25 maneiras pelas quais os bancos podem validar por via digital procedimentos como um cliente depositando cheques. A justificativa é que os bancos precisam documentar cada detalhe do que fazem. Isto seria fundamental para enfrentar um momento no qual os empreendedores idealizam maneiras de concorrer seriamente com o tradicional setor de serviços financeiros.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top