Insights Ed. 23

ATMs no Brasil têm características distintas do restante do mundo

Na terça-feira, a Cantarino brasileiro concluiu mais uma trilha temática de sua programação com a realização do Webinar O Futuro Digital das ATMs, junto à patrocinadora Brink´s. A abertura do evento foi feita pelo diretor sênior de estratégias globais de ATMs da empresa, David Dove, que levou à audiência um panorama das máquinas de autoatendimento no mundo. 

A apresentação proporcionou insumos para o painel que aconteceu logo em seguida e ampliou a discussão sobre diversas perspectivas, dentre elas: o uso do papel moeda, a ampliação dos serviços, a terceirização do serviço e os aspectos ESG. 

A discussão foi fomentada por Gil Hipólito, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Brink\’s; Fabrício Carvalho, gerente executivo de produtos do Banco Original; e Karen Real,  gerente de negócios ATM  do Banco Itaú.

A mediadora, diretora de marketing da Cantarino, Cida Vasconcelos, deu início ao debate contextualizando a audiência a respeito dos diferentes públicos presentes no território brasileiro e questionou os convidados sobre a influência geográfica no que se refere ao mercado desse serviço. 

O serviço de autoatendimento é muito democrático e esse é um dos canais que tem maior penetração em todos os segmentos do banco. Ele atende desde jovens e adultos até aposentados. É  um público bem diverso, pontuou Karen, salientando que a questão territorial não influencia tanto o perfil de uso dos caixas eletrônicos quanto o nível de digitalização e idade do público. 

Para exemplificar, ela apresentou algumas demandas por idade no Banco Itaú:  20% dos usuários são jovens de até 30 anos, dentre os quais de 80 a 95% das transações efetuadas são saques ou depósitos. Já o grupo que contempla adultos até 60 anos, que representam 60% dos usuários totais do banco, apresenta um mix de serviços diversificado, com 70% das transações como numerário.

Quando você pega um perfil de aposentado, pessoas acima de 60 anos, que é 20% do nosso público, quase 40% das transações deles não estão relacionadas a numerário, então já aparece extrato, transferência, pagamento, contratação de produto. Ou seja, é um mix mais completo, aponta, consciente de que dados como esses ajudam a entender e saber como dar o atendimento específico a cada público.

O representante da Brink´s destacou algumas características específicas do Brasil como um todo. “Os bancos no Brasil sempre estiveram na vanguarda do mundo em relação à  tecnologia e desenvolveram as próprias redes ATMs para dar uma solução de maior conveniência para os clientes”, justificou.

Segundo ele, as ATMs no Brasil ganham uma conotação muito diferenciada de outros países porque aqui são realizadas muitas transações diferentes pelo canal. Como consequência, os bancos desenvolveram e evoluíram redes independentes. 

Outra característica bem específica do nosso país diz respeito à segurança. “A segurança física sempre foi um desafio no Brasil” afirmou, reforçando um dos tópicos explorados no Informativo CB homônimo.

Insights Ed. 23

EditorialATMs, bancos digitais e a sonhada inclusão financeira
1ATMs no Brasil têm características distintas do restante do mundo
2Papel moeda ainda é indispensável para mover economia do país
3“Enxergo o ATM futuramente como um grande centro multifuncional”
4Terceirização das ATMs ganha nova perspectiva no Brasil
5Máquinas de autoatendimento avançam na sigla ESG
6Inovação e inclusão financeira nos bancos digitais norteiam próximo webinar

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