ATMs com novos serviços serão o elo do físico com o digital

Apesar do forte crescimento dos canais digitais de 2011 a 2015, o diretor de vendas de automação bancária da OKI Brasil, Antonio Martins Bernardino, afirmou em sua palestra no Ciab FEBRABAN 2016, que a movimentação financeira continua em canais tradicionais. E justifica: 54% das transações nos ATMS são com movimentação financeira, enquanto em internet e mobile, são apenas 15%. Segundo o executivo, ainda se usa muito dinheiro em espécie e 100% dos brasileiros usam o papel moeda para fazer algum tipo de pagamentos.

Bernardino também destacou que a inclusão de novos serviços em ATM, para clientes e não clientes pode ser o futuro das máquinas de autoatendimento que deve crescer em direção à periferia das grandes cidades e no interior. O desafio é desmistificar o uso, cuja conveniência será fundamental (simplicidade), com interfaces mais próximas dos dispositivos móveis e personalização de cartões. “O ATM será o elo do físico e do digital,” afirmou.

O diretor comercial da Perto, André Naibert Figueiredo, concorda. Para ele, a ATM, cada vez mais, torna-se uma peça fundamental juntamente com o mobile, fazendo transações que não podem ser feitas remotamente. Também aposta nas telas intuitivas e na integração continua com as soluções mobile.

Figueiredo destacou a inclusão de alguns serviços e novos recursos como módulos de impressão, gravação e dispensa de cartões; pagamento em cédulas e moedas; terminais bidirecionais – utilização simultânea por dois clientes, entre outros.

Para Bernardino, as ATMs podem incluir serviços como câmbio e moedas digitais; dispensa e carga de cartões (pré e pós pagos); escaneamento e tratamento de cheques, etc. “Este é um canal que não morreu,” sentenciou o executivo da OKI Brasil.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top