Crédito: canva.com

Ativação 5G chega a mais 236 municípios e abrange 88,5% da população do país

A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades
A partir de segunda-feira, dia 27, as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz vão poder solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 236 municípios.
A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5GHz chegará a 4.134, nos quais vivem pouco mais de 189 milhões de brasileiros – aproximadamente 88,6% da população do País –, em 15 estados (AL, AP, DF, ES, MA, PB, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados.

“A implantação do 5G tem sido um trabalho que nós estamos fazendo pela importância dessa tecnologia na ponta da vida das pessoas. É importante colocar que o Brasil realizou um leilão há três anos e vendeu faixas de frequência para o setor privado. Esse mesmo setor acertou obrigações anuais com o Ministério: o de expandir essa tecnologia, começando pelas capitais até chegar nos mais de 5 mil municípios do Brasil, o cronograma vai até 2030“, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em agenda recente de liberação de recursos do FUST para acesso à internet em periferias do Ceará.

Antenas

As empresas Ericsson e Huawei somam cerca de 98% das vendas de equipamentos de infraestrutura 5G no país, de acordo com Sidney Azeredo Nince, assessor da Superintendência de Outorga e Recursos para a Prestação de Serviços de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com o assessor, 54% dos equipamentos são fornecidos pela Ericsson, enquanto outros pouco mais de 44% são da Huawei. O restante é da Nokia. Já em termos de fabricantes de celulares certificados na agência, há 182 modelos, sendo mais de 50% da marca Samsung, seguida de Motorola e Xiaomi.

(Fonte: Assessoria de imprensa e Tele.Síntese)  

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Patex lança ecossistema de tokenização de Ativos Reais na América Latina
Nova infraestrutura blockchain promete transformar a economia regional e abrir portas para novos investimentos.A Patex,...
TOP 6
Banco BV passa a oferecer solução completa em Seguros para atacado
Parceria com Lockton possibilita a exploração de novos setores para concessão de créditoO banco BV,...
TOP 6
BTG Pactual será dealer da Circle no Brasil para distribuição de criptos
O objetivo é fazer mais parcerias, inclusive com desenvolvedoresPor Cláudia Mancini*A Circle, criadora do ecossistema...
TOP 6
Estudo aponta Itaú, Bradesco e Skol como marcas mais valiosas do Brasil
Drogasil, Porto, PagBank e Nubank apresentaram os maiores crescimentos do ranking, que teve ainda a...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top