Até o dia 19 de dezembro todos os táxis de São Paulo terão que aceitar pagamento com cartão

O que até pouco tempo era visto como luxo ou diferencial competitivo agora vai se tornar obrigatório. A partir do dia 19 de dezembro todos os taxistas da cidade de São Paulo deverão aceitar cartões de débito e crédito no pagamento das corridas. A regra foi estabelecida pela Prefeitura em publicação no “Diário Oficial” do dia 20 de novembro, dando um prazo de 30 dias para que os motoristas de táxi adquiram máquinas de cartão para se adaptarem à regra.

A frota na capital é de cerca de 34 mil veículos e embora considere a medida positiva para a categoria, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Natalício Bezerra considera o prazo insuficiente e já trabalha com a possibilidade de pedir prorrogação.

Segundo a norma publicada, o taxista que não tiver máquina de cartão até a data limite poderá levar multa de R$ 32,40, além da inclusão de cinco pontos no prontuário da prefeitura. A cada 50 pontos, o taxista é suspenso de cinco a dez dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, casos de reincidência terão o valor da multa e dos pontos dobrados, além de poderem ficar com o veículo retido. A aplicação das penalidades será feita por fiscais da prefeitura que já atuam na fiscalização de táxis da capital.

Além da aceitação dos meios eletrônicos de pagamento, de acordo com a portaria, os taxistas também deverão equipar seus veículos com carregadores de bateria para aparelhos como celulares, tablets e computadores.  As novas regras foram estabelecidas em meio às cobranças por melhorias nos serviços dos táxis, que enfrentam a concorrência do Uber —que só aceita pagamento com cartão.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top