Está marcado para o dia 27 de janeiro o lançamento oficial da Colômbia Fintech, associação que reúne startups de produtos e serviços financeiros inovadores baseados em tecnologia naquele país. Na ocasião será apresentada à mídia local e à comunidade financeira a agenda da entidade para 2017 que tem como objetivo construir um ecossistema dinâmico para o desenvolvimento dos negócios fintech.
O diretor executivo da Colômbia Fintech é Edwin Zácipa, um dos maiores especialistas do assunto na América Latina e que será um dos jurados do Fintech Awards Latam 2017(www.fintechawardslatam.com), iniciativa organizada pela Cantarino Brasileiro que tem o objetivo de identificar as principais startups financeiras do continente.
Ele conta que a Associação foi fundada pelas 13 fintechs colombianas com maior experiência e nível de inovação no mercado. Entre elas se destacam marcas como Rapicredit, Mesfix, Lineru, Wikiplata, PayU e Busqo, entre outros empreendimentos promissores que participaram em 2016 do primeiro programa de aceleração da NXTP Labs, o fundo de investimento mais ativo em empresas de tecnologia em fase inicial na América Latina.
Para Zácipa, o fenômeno fintech está crescendo rapidamente na Colômbia e já contava com mais de 130 empresas mapeadas no final de 2016 de acordo com dados da Associação. Ele comenta que assim como no caso do cenário brasileiro, os segmentos de negócios com o maior número de Fintechs na Colômbia são meios de pagamento, canais eletrônicos, crédito on-line e provedores de soluções que geram valor para a infraestrutura das instituições financeiras tradicionais. “Isto se deve aos esforços que o país está fazendo para ter um sistema financeiro mais inovador, inclusivo, robusto e eficiente devido ao baixo nível de acesso a serviços financeiros” finaliza.