As principais tendências da NRF 2023

por Cida Vasconcelos

Acompanhe o diário de bordo com as principais tendências da NRF 2023.


NRF 2023 – 15 de janeiro de 2023

A National Retail Federation (NRF) começou com discussões importantes sobre o perfil inclusivo da indústria com a conversa entre o presidente do Walmart, John Furner, e o Dr. James Cash, The James E. Robison, professor e senior Associate Dean, Emeritus na Harvard Business School. Uma escolha que fez muito sentido, visto que o Dr. Cash foi o primeiro estudante-atleta negro da Texas Christian University (TCU), o primeiro membro negro do corpo docente estável na Harvard Business School e o primeiro a lançar iniciativas baseadas na comunidade com foco no racismo e na desigualdade racial como parte do grupo de propriedade do Boston Celtics. 

Além desse tema, muitos outros assuntos em comum com o segmento financeiro começaram a ser discutidos, como: a experiência do cliente, a responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas – sendo estas preocupações constantes em todas as indústrias. 

Deu para notar também que a inteligência artificial e a blockchain são as grandes tendências do momento nessa indústria e já impulsionam a identificação de perfis, as redes de suprimentos, o tempo de entrega e a personalização dos serviços e produtos, entre outras ações da cadeia.

No Espaço Innovation Lab os visitantes se deparam com muitas aplicações de tecnologias com casos de uso diversos: Web3, Metaverso, carros autônomos, geolocalização, personalização e definições de perfil com muito uso de IA, realidade aumentada e realidade virtual, entre outras, são demonstradas com muitos casos de uso e estudos de casos. 

Nos próximos dias haverá ainda muita discussão sobre fidelidade de marca, experiência do cliente – com destaque para a postura omnichannel e o seu uso na fidelização deste -, marketing digital, liderança, dados e análises, cadeia de suprimentos e operações, sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e mercado de trabalho. Aguardem as novidades!


NRF 2023 – 16 de janeiro de 2023

class=wp-image-17265/

O segundo dia do NRF Big Show teve início com uma palestra da superatleta Simone Biles. A conversa nomeada “Power. Perseverance. Passion” foi mediada pela CMO da NRF, Martine Reardon, e destacou o tema favorito de Simone, a saúde metal no trabalho. A inclusão também entrou em pauta, especialmente quando se discutiu sobre o futuro da liderança no varejo, com as mulheres poderosas da Target. Inspiradas ou não por elas, é importante observar que muitas empresas presentes no evento trazem líderes em novas áreas de Inclusão e Diversidade, mostrando a enorme preocupação do setor com este tema.

No que diz respeito às tendências do varejo em termos de tecnologia, mapeei muitos  projetos com o uso da IA. 

Você, assim como eu, já deve saber que essa é uma ferramenta indispensável para o atendimento de clientes e gestão do setor como um todo, não é mesmo? 

A tendência do momento – e que não é exatamente uma novidade, pois temos discutido isso por todo o ano nas trilhas da Cantarino Brasileiro – é a necessidade de educação e renovação constantes dos modelos de IA e ML, com treinamento constante dos modelos e aperfeiçoamento dos algoritmos. Aqui, é importante notar que no âmbito internacional muitas empresas estão terceirizando esse trabalho, o que significa oportunidade de negócios para empresas de serviço e startups.

A mensagem geral é: “os modelos nunca estarão prontos e os dados nunca serão suficientes”.

Uma outra aplicação de tecnologia que está presente em muitos stands de provedores contempla o caráter omnichannel, que se preocupa em atender o cliente verdadeiramente como se ele fosse único e estivesse em um único canal sempre, independente do meio de comunicação. Por aqui é possível conhecer implementações diversas e modelos especializados para o varejo que podem ser exemplos para a indústria de finanças (em breve falaremos mais sobre isso, prometo). 

No âmbito da blockchain o evento nos proporciona conhecer mais a fundo modelos de uso muito interessantes como o acompanhamento das mercadorias em todo o processo de cadeia de suprimentos, desde a sua origem (por exemplos grãos de arroz na Indonésia) até a mesa do consumidor, podendo elas serem identificadas e garantir qualidade e cumprimento dos requisitos de transporte, armazenamento, produção e venda. 

Já o metaverso é ofertado por aqui como uma plataforma de desenvolvimento de ambientes interativos As a Service. Claro, há ainda muitas preocupações com as questões de segurança, mas sua utilização no varejo é sim uma realidade para quem deseja oferecer novas experiências e interação aos clientes de forma customizada.

Para finalizar o resumo do dia, visitei o estande da Talkdesk, uma das clientes da Cantarino Brasileiro, que trouxe para a feira um modelo de atendimento ao cliente baseado em AI que é customizado para as especificidades do varejo, com árvores de solução bastante específicas e pensando em toda a rede de atendimento. Vale a pena conhecer!

Tem um pouco de tudo acontecendo por aqui, e, com certeza, o ano começa com muita movimentação, mostrando que o mercado está ansioso pelas interações nos grandes eventos, marcando um retorno efusivo pós-pandemia. 

Fique ligado, logo estou de volta com mais novidades quentinhas!


NRF 2023 – 17 de janeiro de 2023

class=wp-image-17272/

No terceiro e último dia da NRF 2023 falou-se sobre a evolução das marcas em um mercado muito competitivo e sobre o mercado econômico atual. Algumas das palestras discutiram o uso da tecnologia alinhado com a estratégia como o único meio de garantir o crescimento das empresas.

Discussões sobre uso de canais digitais para engajamento de clientes e venda de produtos reforçaram a necessidade de consistência nos canais e a necessidade dos canais online estarem alinhados aos canais offline.

Cada empresa deve buscar o canal que melhor se adapte aos seus clientes – usar o que seus clientes usam – essa é uma dica bem importante e define como você se estrutura e se comunica.

É importante ressaltar que mais do que apenas ter uma presença digital, sem estratégia e planos, é importante usar a tecnologia e a inovação com inteligência para crescer.

Foi comentado no evento também sobre a importância do uso de vídeos para conversas curtas e precisas sobre negócios e a necessidade de se priorizar conexões positivas. Sempre responder os clientes e ser consistente é essencial.

No quesito tecnologia, foi mais uma onda de novidades. Interessantes demonstrações de hologramas, mas ainda com tecnologia complexa e cara por trás, interações 3D. Uso de digital twins para facilitar a venda de produtos aos clientes remotamente com precisão foram alguns dos destaques deste dia.

Além desses temas, a sustentabilidade entrou em foco – não mais como uma novidade, mas como uma obrigação das empresas, e isso inclui honestidade e transparência nas informações, ou seja, propaganda enganosa e práticas desonestas não serão desculpadas.

Com tanta novidade e conteúdo, teremos o ano inteiro para digerir tudo o que foi mostrado. O evento marcou um belo início de ano e trouxe muito o que pensar e trabalhar! 

Até breve! (e fique de olho nas novidades da Cantarino Brasileiro e em todo o conteúdo que traremos para você e seu negócio ao longo do ano!)

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...
Exclusiva
Com recorde de inscrições, 19º Prêmio Banking Transformation reflete crescimento do setor financeiro
No total, 282 cases concorrem às 20 categorias, um crescimento de 11% em relação à...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top