nota5

As melhores inovações bancárias do mundo em 2019 – Parte 1

A inovação se tornou a base da transformação digital em instituições financeiras de todo o mundo. Agora, mais do que nunca, bancos e cooperativas de crédito aumentam o ritmo de inovação e geram resultados mensuráveis. Neste texto, dividido em três partes, vamos mostrar os detalhes do programa de prêmios de inovação da Efma e Accenture e o resumo do ganhador na categoria Comunicação e Marketing Digital, o Bradesco. As duas outras partes vão resumir os sete cases premiados nas outras categorias.

Por Jim Marous*  

Nos últimos sete anos, a Efma (uma associação de 3,3 mil instituições financeiras em 130 países) em parceria com a Accenture analisou centenas de aplicativos de organizações de todo o mundo para selecionar as melhores inovações em bancos de varejo. A cada ano, elas se tornam mais ambiciosas, e os vencedores continuam se distanciando do restante da indústria com sua visão, implementação e, mais significativamente, resultados mensuráveis.

Em 2019, a competição atraiu mais de 600 inovações de 235 instituições em 70 países. Essas inovações foram enviadas pelo portal Customer Insight and Growth Banking Innovation, que mostra centenas delas, enviadas ao longo dos anos.

Desde o primeiro ano do evento, mais de 3 mil inovações de 734 instituições em 97 países foram avaliadas. Embora as inovações específicas reconhecidas tenham diferido ao longo dos anos, surpreendentemente poucas organizações e regiões geográficas continuam se destacando. Desde 2013, as cinco instituições que mais ganharam prêmios foram o mBank (Polônia), Intesa Sanpaolo (Itália), Deniz Bank (Turquia), Idea Bank (Polônia) e CaixaBank (Espanha).

O objetivo do Banking Innovation Awards é identificar e premiar os projetos mais inovadores do setor de banco de varejo em nível global. Um painel de juízes cria uma lista restrita para as sete categorias (excluindo o prêmio Global Innovator), com votação baseada nos seguintes critérios:

Originalidade: a singularidade da ideia no mercado e o potencial do candidato ser um revolucionário.

Impacto: a capacidade da inovação de gerar uma vantagem competitiva superior no longo prazo e retorno significativo do investimento.

Universalidade: a adaptabilidade da inovação em mercados e países.

A categoria Inovador Global foi avaliada por executivos de bancos e especialistas em inovação, que determinaram qual organização tinha o corpo de trabalho mais impressionante.

Foram reconhecidas inovações em sete categorias bem como o Inovador Global do Ano. As categorias em 2019 foram:

Comunicação e Marketing Digital
Melhor uso de análise e inteligência artificial
Inovação de novos produtos
Neobank e inovações de atores especializados
Distribuição e experiências “Phygital”
Banco Social, Sustentável e Responsável
Experiência da força de trabalho
Inovador Global do Ano

O futuro do setor bancário está na economia de plataforma e esses prêmios mostram os bancos e sua jornada para transformar seus modelos de negócios, com os bancos de varejo enfrentando o desafio da concorrência de fornecedores não tradicionais, afirma Piercarlo Gera, diretor geral de serviços financeiros serviços de distribuição e marketing na Accenture. A faixa geográfica dos vencedores deste ano indica que a inovação não conhece fronteiras, pois a concorrência se intensifica em todos os mercados.

Tive a sorte de ser comestre de cerimônias pelo terceiro ano consecutivo, onde foram entregues prêmios de bronze, prata e ouro. A apresentação do prêmio foi transmitida ao vivo globalmente. Abaixo está uma descrição dos vencedores do prêmio nível ouro da competição.

Marketing Digital e Comunicação – Bradesco

O Banco Bradesco, com sede no Brasil, queria reforçar seu papel de banco que inclui e valoriza a todos, independentemente de cor, raça, credo ou gênero. O banco decidiu demonstrar seu compromisso com a diversidade e a inclusão na época mais importante do ano – o Natal.

A campanha altamente emocional de um vaga-lume abordou a inclusão social e o conceito de superação dos desafios diários. A história é sobre um vaga-lume que sai do campo e persegue seu sonho na cidade, encantado com as luzes e o brilho. O vaga-lume acabou sendo ofuscado por um mundo frio, duro e hostil, semelhante ao que as minorias enfrentam regularmente.

Além de representar uma mistura de etnias, gêneros, classes sociais e deficiências, o filme ilustra que qualquer um pode conquistar seu espaço. Também mostrou que juntas, sem discriminação, a luz interior pode fazer a diferença no mundo. Em uma jogada surpresa (certamente por um banco tradicional), Gloria Groove, uma famosa artista drag queen, gravou a trilha sonora de Christina Aguilera, “Beautiful”.

O filme foi exibido no horário nobre na maior emissora de TV do país e no YouTube. A campanha vaga-lume também foi integrada a outras mídias, com o vídeo se tornando o comercial mais visto na história do YouTube Brasil (visão geral da campanha do Cannes Lions).

A prata foi para o CaixaBank (Espanha) e o bronze para a Frankfurter Sparkasse (Alemanha).

*Jim Marous é coeditor do The Financial Brand e proprietário / editor do Digital Banking Report

Fonte: The Financial Brand

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top