Aprovada a criação das subsidiárias do Banrisul para atuar no mercado de cartões e de seguros

A Assembleia Legislativa do Rio do Grande do Sul aprovou terça-feira a criação das empresas Banrisul Seguros e Banrisul Cartões, duas subsidiárias do banco público do Estado. Com a criação das subsidiárias, o Banrisul deverá se fortalecer financeiramente. Hoje o banco tem atuação restrita à venda dos seguros da Icatu, atuando como um intermediário. Agora, com a Banrisul Seguros, poderá liderar o seu próprio negócio no ramo, ampliando sua carteira.

Segundo informações do jornal Zero Hora, as propostas, remetidas pelo governador José Ivo Sartori, tramitavam em regime de urgência e contaram com 47 votos favoráveis e dois contrários. Uma das emendas apresentadas determina que os futuros dirigentes das subsidiárias terão de ser funcionários do quadro efetivo. Ou, como opção, os diretores do Banrisul poderão acumular as funções na condução dos dois novos negócios. Outro acréscimo é a obrigatoriedade de realizar plebiscito em caso de intenção de privatizar as empresas de seguros e cartões.

O governo Sartori poderá criar as duas subsidiárias e vender parte do seu capital, até o limite de 49%, sem depender de autorização legislativa. Essa negociação é cogitada desde o início do mandato como forma de capitalizar o Estado, que enfrenta forte crise financeira, com dificuldade para pagar salários.

A sessão foi acompanhada por funcionários do Banrisul e sindicalistas, que desejavam a manutenção do banco público. Eles não se opuseram à criação das subsidiárias e apenas vaiaram a decisão de derrubar a emenda que previa necessidade de aprovação de projeto na Assembleia para autorizar a venda de ações sem perda de controle de gestão. O clima na sessão foi tranquilo.

Compartilhe

Notícias relacionadas

CANTAnews
Leandro Vilain é indicado para assumir a presidência da Febraban
Com ampla bagagem no setor financeiro executivo sucederá isaac sidney em processo de transição institucional...
Exclusiva
Super Apps no Brasil: ambição legítima, realidade diferente
Por Edson Santos*  SuperApps são frequentemente apresentados como o futuro da experiência digital: plataformas que...
Exclusiva
Conheça a Simetrik, que brilhou na Febraban Tech 2025 com foco em IA
Estreante no maior evento de tecnologia do setor financeiro latino-americano, Simetrik se destaca ao apresentar...
Exclusiva
Bets x ecossistema financeiro: desafios e oportunidades para prosperar
Diretora da Alfa Entretenimento mostra que a relação entre os setores supera as discussões sobre...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima