Aprovada a criação das subsidiárias do Banrisul para atuar no mercado de cartões e de seguros

A Assembleia Legislativa do Rio do Grande do Sul aprovou terça-feira a criação das empresas Banrisul Seguros e Banrisul Cartões, duas subsidiárias do banco público do Estado. Com a criação das subsidiárias, o Banrisul deverá se fortalecer financeiramente. Hoje o banco tem atuação restrita à venda dos seguros da Icatu, atuando como um intermediário. Agora, com a Banrisul Seguros, poderá liderar o seu próprio negócio no ramo, ampliando sua carteira.

Segundo informações do jornal Zero Hora, as propostas, remetidas pelo governador José Ivo Sartori, tramitavam em regime de urgência e contaram com 47 votos favoráveis e dois contrários. Uma das emendas apresentadas determina que os futuros dirigentes das subsidiárias terão de ser funcionários do quadro efetivo. Ou, como opção, os diretores do Banrisul poderão acumular as funções na condução dos dois novos negócios. Outro acréscimo é a obrigatoriedade de realizar plebiscito em caso de intenção de privatizar as empresas de seguros e cartões.

O governo Sartori poderá criar as duas subsidiárias e vender parte do seu capital, até o limite de 49%, sem depender de autorização legislativa. Essa negociação é cogitada desde o início do mandato como forma de capitalizar o Estado, que enfrenta forte crise financeira, com dificuldade para pagar salários.

A sessão foi acompanhada por funcionários do Banrisul e sindicalistas, que desejavam a manutenção do banco público. Eles não se opuseram à criação das subsidiárias e apenas vaiaram a decisão de derrubar a emenda que previa necessidade de aprovação de projeto na Assembleia para autorizar a venda de ações sem perda de controle de gestão. O clima na sessão foi tranquilo.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top