Apps financeiros, comércio mobile e streaming de filmes ganham força no Brasil

A mais recente pesquisa sobre o uso de apps pelos brasileiros que possuem smartphone, realizada pela Mobile Time e Opinion Box, releva que os aplicativos financeiros, de comércio mobile e streaming de filmes ganham força no país e conquistam a tela inicial dos aparelhos móveis, a chamada home screen. 

Entre os apps de bancos, de pagamentos e comércio móvel o destaque é para o Nubank, que nesta edição saltou da 18ª para a 12ª posição. “Esta é primeira vez que o Nubank supera, nesse ranking, dois gigantes do mercado bancário brasileiro: Bradesco e Itaú,” informa nota divulgada à imprensa. Caixa, iFood e 99 também cresceram acima da margem de erro. E dois apps nacionais de pagamentos – Mercado Pago e PicPay – entraram pela primeira vez para o radar de aplicativos. 

Fintechs e QR Code impulsionam presença na tela inicial

Fernando Paiva, editor do Mobile Time e organizador da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil, explica que o crescimento da presença de apps de bancos, pagamentos e comércio móvel na tela inicial do brasileiro é resultado do aumento do número de fintechs e do uso de QR codes em estabelecimentos comerciais. A tendência é que este segmento aumente ainda mais com lançamento no ano que vem da plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central, que permitirá a transferência de valores em tempo real entre contas de instituições bancárias e de pagamentos diferentes, pois a interoperabilidade será obrigatória. Acreditamos que a próxima edição da pesquisa, prevista para maio de 2020, essa tendência de alta dos apps de pagamentos ganhe ainda mais força, afirma. 

Crescimento dos serviços pagos de streaming de filmes e música 

Os serviços de streaming têm movimentado o mercado de oferta de conteúdo em múltiplas telas, que podem ser vistos em qualquer tela (TV, computador e dispositivos móveis) a qualquer hora e lugar. Em seis meses, subiu de 38% para 44% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam algum serviço pago de streaming de filmes e séries. Nesta edição da pesquisa, pela primeira vez, o Netflix perdeu participação como o serviço pago de streaming de vídeo mais popular, abrindo espaço para Amazon Prime Video e GloboPlay. Com a previsão da chegada do Disney+ ao Brasil em 2020, a expectativa é que a concorrência se torne ainda mais acirrada.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top