2_sicoob_faca_parte_novo

App Sicoob deve aumentar negócios em R$ 10 mi

O Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – lançou o aplicativo Faça Parte, que permite se associar à entidade via celular. A expetativa da cooperativa é que, em 2017, o uso do app de associação digital reduza custos operacionais em R$ 1,5 milhão e aumente os negócios em torno de R$ 10 milhões, provocado por pessoas que não se associariam de forma presencial. “Com a associação pelo dispositivo móvel, o Sicoob passa a atender pessoas em áreas onde não existem fisicamente uma cooperativa vinculada ao sistema,” explica o projeto “Aplicativo Sicoob Faça Parte”, que concorre ao Prêmio Relatório Bancário 2017, nas categorias Aplicativos, Eficiência Operacional e Inovação em Agência.

No primeiro mês de funcionamento, o aplicativo atingiu, 5.939 instalações para dispositivos Android e 2.548 instalações para dispositivos IOS; 304 associações foram concluídas e outras 1.135 propostas estavam em andamento ou já analisadas. Todos os estados brasileiros possuem solicitações de associação pelo Faça Parte. Para compreender o comportamento dos usuários do aplicativo, foi realizada a classificação de gerações. Grande parte dos proponentes digitais pertencem à geração Y ou Millennials (77,97%). A solução atingiu grande número de jovens que estão acostumados a utilizar dispositivos móveis no seu dia a dia e segue a tendência de gerações que realizam associações diretamente nas cooperativas por meio do Sisbr 2.0.

Até então as soluções digitais do Sicoob atendiam apenas aos associados e para se associar era necessário comparecer a uma das cooperativas, com os documentos, comprovante de endereço e de renda. A cooperativa explica que o grande diferencial frente a outros aplicativos de abertura de conta é que o Faça Parte faz a associação e disponibiliza todos os serviços bancários e a pessoa ainda participa dos resultados financeiros da cooperativa. O Sicoob tem uma forte tradição no atendimento presencial, devido à sua natureza cooperativista, porém nunca deixou de buscar a excelência também no atendimento digital. Atualmente os cooperados contam com mais de 200 transações de negócio disponíveis em onze canais de autoatendimento.

O funcionamento do app é simples. Após baixar o aplicativo na App Store ou Google Play e informar os dados pessoais e capturar os documentos, o cadastro é analisado pelo BackOffice centralizado do Sicoob Confederação onde um rigoroso processo valida a identidade e idoneidade do associado. Depois de os dados cadastrais serem validados e o cadastro aprovado, o associado é notificado para prosseguir com o processo de seleção do cartão, definição da senha internet e do cartão e seleção do valor de integralização para emissão do boleto. Ao informar o CEP, o app mostra todas as cooperativas que possuem área de atuação naquela região. Com isso áreas antes consideradas remotas para o sistema cooperativo Sicoob passam a ter cobertura de seus serviços.

A transformação digital no Sicoob iniciou em 2006, com a implantação da primeira versão do Internet Banking, o Sicoobnet Pessoal. Em 2008, foi lançado o Sicoobnet Celular e em 2011 o Sicoobnet Empresarial, integrando as empresas cooperadas a este parque virtual.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top