Crédito: canva

ANBIMA lança Rede ANBIMA de Inovação para conectar comunidade

As primeiras inovações a serem trabalhadas serão tokenização e IA generativa e visam ajudar as instituições financeiras a compreenderem e a adotarem as tecnologias
Na semana passada, a Anbima lançou a Rede ANBIMA de Inovação, em um evento com mais de 340 participantes. O encontro marca o início oficial das atividades da Rede, idealizada como um ambiente colaborativo e dinâmico que conecta profissionais de todo o mercado à comunidade de inovação com o objetivo de apoiar as instituições a explorarem tendências e tecnologias emergentes. As primeiras inovações a serem trabalhadas serão tokenização e inteligência artificial generativa.
A Rede ANBIMA de Inovação não será um organismo fechado para associados: ela trará especialistas em inovação e acadêmicos para incentivar a colaboração entre diversas esferas, a troca de experiências e a construção de conhecimento. 

“As redes são abertas à participação e à contribuição de variados stakeholders. Essa pluralidade é a chave para tratarmos de assuntos capazes de impactar tão fortemente a indústria de investimentos”, disse Carlos André, presidente, na abertura do evento. “Sabemos que a transformação digital é uma jornada contínua, e queremos reforçar o papel da ANBIMA como aliada do mercado nesse processo.”

Esta é uma iniciativa que faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Ela atende a uma demanda dos associados por uma curadoria de tendências e um olhar atento sobre tecnologias de alto impacto para o mercado de capitais. Nasce sob três pilares: curadoria de tendências, conexão entre o mercado e o ecossistema de inovação e desenvolvimento de soluções para a indústria de investimentos.

Projetos 2024

Na frente de tokenização, o principal projeto busca discutir como impulsionar a negociação de ativos tokenizados no Brasil conectando o mercado de capitais ao ambiente do Drex. O projeto, inspirado no formato do próprio Piloto Drex, segue também a premissa de Open Finance, que visa a padronização de protocolos e a interoperabilidade entre blockchains, dois conceitos importantes para permitir que diversos atores e ecossistemas sejam conectados ao Drex.
Já na frente de IA, haverá duas trilhas de conhecimento. Uma delas se chama Discovery IA e é específica para a indústria de fundos. Trata-se de um programa em que cerca de 30 gestoras de recursos selecionadas discutirão desafios e idealizarão uma solução em IA para o setor. A segunda trilha de conhecimento, chamada Jornada de Inteligência Artificial, é aberta a todo o mercado e contempla uma série de ações que visam ajudar as instituições financeiras a compreenderem e a adotarem a IA em seu dia a dia. Inclui estudos, workshops, treinamentos, masterclasses e apresentação de startups e cases.

Como participar

A adesão aos diferentes projetos da Rede ANBIMA de Inovação está sendo feita por meio de convites, com foco em profissionais de instituições associadas à ANBIMA. Conforme o grupo amadurecer, ele envolverá diversos stakeholders, incluindo empresas de tecnologia, startups e acadêmicos. Já a Jornada de Inteligência Artificial é aberta a todos, basta preencher o formulário para saber das próximas atividades. “Ao ampliar a interlocução com outras organizações e especialistas do mercado, assumimos de forma conjunta o compromisso de preparar o setor para os desafios tecnológicos do futuro, mantendo um olhar atento sobre tecnologias e tendências de alto impacto para o mercado de capitais”, afirma André. 

(Fonte: Anbima)  

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Núclea lança rede de mercado para tokenização de ativos financeiros
Os testes da primeira duplicata tokenizada devem finalizar ainda em julho e o serviço operado...
TOP 6
Vivo avança em atuação como fintech e anuncia novos serviços de crédito
Parcela pix e antecipação do saque aniversário do FGTS contribuem para o posicionamento da empresa...
TOP 6
1 a cada 3 brasileiros abriram sua primeira conta para fazer e receber Pix
Pesquisa Mercado Pago/ IBPAD aponta ainda que 66% dos brasileiros se consideram total ou parcialmente...
TOP 6
Banco Mercedes-Benz é pioneiro em operacionalizar o BNDES Finame Fundo Clima
O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB), apresentou recentemente duas grandes novidades, firmando-se como primeira instituição...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top