Crédito de: freepik.com

Anbima celebra convênio com IPA para fortalecer atuação do mercado de capitais no agronegócio

Acordo prevê ações conjuntas para ampliar o conhecimento e o acesso a informações sobre os instrumentos privados usados no financiamento do setor
Na terça-feira (29), a Anbima divulgou oficialmente o novo convênio de cooperação com o IPA (Instituto Pensar Agropecuária) para fortalecer a atuação do mercado de capitais no desenvolvimento do agronegócio. A assinatura aconteceu na sede da entidade, em Brasília.
“O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia e se torna cada vez mais relevante no PIB nacional. A sua expansão requer acesso a mais recursos financeiros e uma das características mais fortes da Anbima é justamente essa capacidade de unir pessoas e entidades em torno de um objetivo comum”, afirmou Carlos André, presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
O acordo prevê ações conjuntas para ampliar o conhecimento e o acesso a informações sobre o mercado de capitais e os instrumentos privados usados no financiamento do setor agropecuário, com foco nos empresários, nos pequenos e médios produtores rurais, nas cooperativas agrícolas e também nos investidores.
Entre essas iniciativas estão eventos, como seminários e fóruns, e também a elaboração de estudos e pesquisas para a produção de conteúdo educacional.
“O agro brasileiro demorou bastante para promover uma relação com o mercado de capitais e o momento é de estreitar esses laços diante da oportunidade existente para o produtor rural em ter acesso a crédito mais barato e para os investidores, como um todo, em terem retorno financeiro. Essa parceria com a ANBIMA possibilita ao produtor ter maior conhecimento sobre esse mercado, dando a ele maior diversidade para o crescimento e, consequentemente, fortalecendo o setor agropecuário brasileiro”, destaca Nilson Leitão, presidente do IPA.
De acordo com os últimos dados do Boletim de Mercado de Capitais da Associação, os instrumentos ligados ao agronegócio, os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e os Fiagros (Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais), captaram R$ 23,4 bilhões nos primeiros sete meses deste ano.

“O acesso a mais instrumentos financeiros impulsiona a modernização das atividades agropecuárias no Brasil e o aumento da produtividade, contribuindo para uma maior competitividade no cenário internacional”, ressalta Carlos Takahashi, vice-presidente da associação.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Os benefícios da integração entre os setores financeiro e agro é um dos temas abordados na trilha Banking Anywhere, da Cantarino Brasileiro. Robison Cannaval, representante do comitê de inovação da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), falou sobre essa estreita relação e suas oportunidades em matéria para a revista digital. Clique aqui para baixar o material.
Os benefícios da integração entre os setores financeiro e agro é um dos temas abordados na trilha Banking Anywhere, da Cantarino Brasileiro. Robison Cannaval, representante do comitê de inovação da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), falou sobre essa estreita relação e suas oportunidades em matéria para a revista digital. Clique aqui para baixar o material.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top