A AWS – Amazon Web Services, braço de computação em nuvem da gigante do e-commerce Amazon, lançou um novo serviço destinado a permitir que clientes lancem redes baseadas em blockchain utilizando os protocolos do Ethereum ou Hyperledger Fabric.
O anúncio, feito em um post publicado por Jeff Barr, pode ser o início de uma nova era para o desenvolvimento e implementação da blockchain, tendo em vista que a Amazon é também uma das maiores redes a oferecer serviços de armazenamento e gerenciamento em nuvem.
Jeff Barr escreveu que os novos “modelos” permitem que os clientes “iniciem uma rede ethereum (pública ou privada) ou Hyperledger Fabric (privada) em questão de minutos e com apenas alguns cliques”.
Num comunicado feito antes do lançamento, a AWS afirmou: “Hoje em serviços financeiros, a tecnologia de contabilidade distribuída está na vanguarda de qualquer discussão relacionada à inovação. A AWS está trabalhando com instituições financeiras e provedores de blockchain para estimular a inovação e facilitar a experimentação sem atrito”.
A AWS é um braço da Amazon que aumentou as vendas em 55% em 2016 e 43% em 2017. A divisão está em uma concorrência acirrada com os braços de computação em nuvem de outros gigantes da tecnologia, incluindo o Microsoft Azure, que demonstrou interesse em fornecer blockchain como um serviço quando se associou com a startup do ethereum ConsenSys em 2015. O Google, de acordo com um relatório da Bloomberg publicado em março, também está trabalhando em uma solução blockchain para seus negócios na nuvem.
*Com informações do site Criptomoedas Fácil