Fruto de uma parceria entre o Instituto GEOC, que representa 16 empresas que juntas respondem por 30% do mercado de recuperação de crédito do Brasil, e a Altitude Software, um dos maiores provedores globais de soluções omnicanal para melhorar a experiência do cliente, foi lançado em São Paulo o primeiro Anuário de Cobrança.
Desenvolvido pela Cantarino Brasileiro, a publicação apresenta números completos e atualizados do setor, traz um panorama das principais companhias e executivos do segmento, uma análise sobre a diversidade dos modelos de cobrança no mundo, além de entrevistas com 12 especialistas que opinam a respeito do momento econômico atual e das tendências para o futuro em termos de tecnologia e modelos de negócios.
O Anuário inclui ainda um estudo exclusivo desenvolvido pelo Instituto Noz, Pesquisa e Inteligência que revela a aposta no aumento do crédito em 2017 por todas as companhias consultadas. O otimismo se baseia na inserção do segmento na era da cobrança digital e em ajustes de processos para obter ganhos de produtividade.
Para o presidente da Altitude para América Latina, Frederico Dias, a uberização da cobrança é um caminho sem retorno. “As empresas tradicionais possuem um know-how talvez bem maior para aportar conhecimento a esse processo da digitalização da cobrança e certamente empresas de tecnologia como a Altitude passam a ter um papel fundamental para que, por meio de parcerias estratégicas com as empresas, consigam acelerar o processo de digitalização da cobrança ou de sua uberização”, analisa.
O presidente do Instituto GEOC, Jefferson Frauches Viana, afirma que o grande desafio é ampliar a percepção de valor do Instituto, reafirmando sua posição de referência na indústria de cobrança. “O IGEOC precisa ser visto como uma entidade que traz ganhos reais para a indústria como um todo”, finaliza.
Para acessar o Anuário de Cobrança 2016, clique aqui.