sicoob-assistente-virtual

Alice, assistente virtual do Sicoob, ganha rosto para gerar empatia. Ela soluciona mais de 70% das dúvidas dos cooperados

Por Edilma Rodrigues

A Alice, assistente virtual do Sicoob que conta com inteligência artificial, ganhou um rosto: figura feminina, de cabelo cacheado e sorriso amplo. Ela veste verde turquesa, uma das cores que representam a cooperativa de crédito. O objetivo é que a Alice gere familiaridade e mais proximidade no atendimento aos mais de 4,6 milhões de cooperados do Sistema. A tecnologia, desenvolvida a partir do programa de transformação digital do Sicoob para ser um canal de atendimento totalmente virtual, ágil e eficiente, via App Sicoob, soluciona atualmente mais 70% das questões.

O superintendente de soluções corporativas do Sicoob, Angelo Curbani, explica que a solução traz experiência de conversação muito próxima a dos seres humanos. “Por meio de um bate papo, a Alice responde a perguntas primárias, tratando questões sem a necessidade de intermediação da central de atendimento. Identificamos que em mais de 70% dos casos as questões são solucionadas via Alice e, quando não o são, ela mesma direciona automaticamente para a Central ou até mesmo para o gerente de relacionamento do cooperado, explica Curbani. 

A Alice responde prontamente a dúvidas, como qual é o código do Sicoob para transferências entre contas ou como cadastrar a chave de segurança no celular, e ainda auxilia no cotidiano do cooperado. 

Alice terá novas funções

Segundo o executivo, estão programadas novidades para Alice, como consultas relativas ao cartão de crédito, efetivação de transações financeiras, bem como orientação mais proativa, com dicas de educação financeira. A assistente virtual atingiu mais de 200 mil interações em pouco mais de quatro meses. 

A Alice usa modernas tecnologias de inteligência artificial e linguagem natural, sendo uma iniciativa importante dentro de nosso programa de Jornada Cognitiva. Será por meio dele que vamos oferecer ainda mais inteligência e eficiência à Plataforma de Serviços Financeiros – o Sisbr – para as cooperativas, assinala o superintendente de governança de TI e segurança e inovação do Sicoob, Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues.

Origem da Alice e a relação com o cooperativismo financeiro 

A assistente virtual do Sicoob leva o nome de uma ilustre figura feminina do cooperativismo: Alice Acland. À frente de seu tempo, Alice foi responsável por fundar a Aliança Cooperativa das Mulheres, organizando a primeira reunião feminina dedicada ao movimento cooperativo, em 1883, em Edimburgo. Em comum com os princípios cooperativistas do Sicoob, Alice demonstrava interesse em promover uma sociedade mais igualitária e equitativa; por meio do incentivo à participação feminina nas cooperativas assim como o desejo de ajudar o próximo em alto grau de altruísmo. 

83% das transações por canais digitais

Somente em março deste ano, mais de 83% das transações realizadas no Sicoob foram por meio dos canais digitais, dos quais 61% utilizando o nosso aplicativo mobile, atingido a marca de 4,4 bilhões de transações em 2019. O aplicativo do Sicoob mantém a melhor avaliação entre as Instituições Financeiras nas lojas virtuais da Android e iOS. Além disso, o Sistema é pioneiro em implementação de tecnologias de autenticação biométrica digital e facial e utilização de reconhecimento facial em seu processo de desbloqueio de dispositivo. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top