nota3

Alibaba anuncia primeiro centro de desenvolvimento de AI fora da China

A gigante chinesa Alibaba anunciou a criação de seu primeiro centro de desenvolvimento de pesquisa em inteligência artificial fora da China. O local escolhido foi Singapura, no Sudeste Asiático.  A companhia fechou uma parceria com a Universidade Tecnológica Nanyang de Singapura (NTU), que se concentrará no desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial para uma variedade de áreas, incluindo cuidados de saúde, casas inteligentes e mobilidade urbana.

Inicialmente, o centro terá 50 pesquisadores da Alibaba e da universidade. As aplicações de AI desenvolvidas pelo instituto de pesquisa serão testadas no campus da NTU, dentro de Singapura e em toda a região do Sudeste Asiático, de acordo com a Alibaba.

A gigante do comércio eletrônico não revelou quanto será investido na nova empreitada. O diretor de tecnologia da Alibaba, Jeff Zhang, apenas declarou que: “Juntos com a NTU investiremos milhões de dólares por ano nos próximos cinco anos para financiar projetos de pesquisa”.

Zhang também disse que Singapura é um mercado importante para os planos da Alibaba no Sudeste Asiático e destacou a qualidade de suas instituições de pesquisa, o talento acadêmico e as políticas governamentais de apoio entre as razões para a escolha da cidade-estado para a criação do centro de pesquisa da empresa.

Em outubro passado, a Alibaba disse que iria investir US $ 15 bilhões em um período de três anos num programa global de pesquisa e desenvolvimento, chamado DAMO Academy, para criar novas tecnologias. Como parte do programa, declarou que iria montar laboratórios de pesquisa na China, Estados Unidos, Rússia, Israel e Singapura.

A inteligência artificial ainda está em estágio incipiente, mas bilhões de dólares já foram investidos no desenvolvimento de sistemas inteligentes. Mas, ao que tudo indica é apenas o começo. De acordo com o International Data Corporation – IDC, até 2021 os gastos globais em sistemas de inteligência cognitiva e artificial poderão atingir US $ 57,6 bilhões.

*Com informações do site CNBC

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top