nota1

Aliança entre Mastercard e Microsoft vai criar serviços de identidade digital

Por Edilma Rodrigues

A Mastercard e a Microsoft anunciam parceria estratégica que será a base para novos serviços da Mastercard impulsionados pela Microsoft Azure e desenvolvidos em colaboração com líderes da indústria financeira, operadores de redes de telefonia móveis e governos. A ideia é oferecer às pessoas uma forma segura e instantânea de verificar sua identidade digital com quem queiram e onde queiram. As empresas prometem que detalhes adicionais sobre a iniciativa serão divulgados nos próximos meses.

O objetivo do acordo é desenvolver um serviço que permita aos indivíduos ingressar, controlar e compartilhar seus dados da forma como preferirem, por meio de dispositivos que utilizam todos os dias. A união da expertise da Microsoft em tecnologia para a identidade e a expertise da Mastercard na organização segura de interações digitais dentro de um ecossistema complexo com múltiplas áreas de interesse, também visa melhorar a forma como as pessoas administram e utilizam sua identidade digital.

O presidente de soluções cibernéticas e de inteligência da Mastercard, Ajay Bhalla, explica que o entorno da identidade digital hoje é díspar, inconsistente e o que funciona em um país normalmente não funciona em outro. “Essa é uma oportunidade para estabelecer um sistema que ponha as pessoas em primeiro lugar, entregando a elas o controle dos dados de sua identidade e onde eles serão utilizados. Trabalhar com a Microsoft nos aproxima ainda mais de criar um serviço de identidade digital interoperável em nível global uma realidade, e esperamos poder compartilhar mais informações a respeito dessa iniciativa em breve,” assinala Bhalla.

Para o vice-presidente corporativo de identidade da Microsoft, Joy Chik, a identidade digital é a pedra fundamental sobre a qual as pessoas vivem, trabalham e se divertem todos os dias. “Acreditamos que as pessoas devem ter o controle sobre sua identidade e dados digitais, e estamos extremamente animados em trabalhar primeiro com a Mastercard para trazer à prática inovações na área de identidade descentralizada,” comenta Chik.

Nesse sentido, o acesso a uma identidade digital universal, segundo as empresas, poderia liberar experiências novas e melhores para as pessoas à medida que elas interagem com empresas, provedores de serviços e com sua comunidade online. Isso inclui, serviços financeiros, governamentais e digitais, além do comércio.

Além disso, a iniciativa responde a desafios atuais que exigem, por exemplo, a verificação da identidade online a partir de evidência física ou digital administrada por terceiros, seja um número de passaporte, comprovante de endereço, carteira de motorista, credenciais de usuário ou alguma forma adicional. “Esta dependência põe muita pressão sobre os indivíduos, que precisam se lembrar de centenas de senhas e estão cada vez mais expostos a formas complexas de provar sua identidade e administrar seus dados,” informa o comunicado das empresas à imprensa.

Desafios a resolver

  • Inclusão de Identidade: mais de um bilhão de pessoas, a maioria mulheres, crianças e refugiados, não são oficialmente reconhecidos; uma identidade digital pode melhorar seu acesso a saúde, finanças e serviços sociais.
  • Verificação de Identidade Digital: uma identidade digital única e reutilizável pode ajudar as pessoas a interagir com um comercio, banco, agência governamental e incontáveis provedores de serviços digitais com mais segurança, menores custos e menos fricção.
  • Prevenção a fraude: uma identidade digital única pode ajudar a reduzir a fraude em pagamentos e identificar o roubo em várias modalidades.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top