Alfa seleciona seis startups de crédito para programa de inovação aberta

Alfa seleciona seis startups de crédito para programa de inovação aberta

Por Edilma Rodrigues

O Hub de Inovação Alfa Collab, programa do Conglomerado Financeiro Alfa, anuncia as seis startups selecionadas no desafio “Dados Inovadores para Análise de Crédito de Pessoa Física”, realizado em julho: Cignifi, DataRisk, DataRudder, Débito Direto, Join Analytics e Ume. Agora, as empresas que se destacarem nas provas de conceito poderão se juntar às 31 participantes do programa. 

Sinergia para encontrar, coletar e analisar dados inovadores para análise de crédito de pessoas físicas foram critérios avaliados na seleção. As startups também precisaram mostrar capacidade, por exemplo, de acessar ou modelar informações como metadados de smartphones, fluxo de transações de Pix, compras online, open finance e outras funções. O Alfa Collab disse ainda ter sido essencial que elas provessem um conjunto de metodologias de Inteligência Artificial e Machine Learning para determinar o perfil de risco de potenciais tomadores de crédito, relacionados à pessoa física, a partir da análise dos dados alternativos não tradicionais e disruptivos. Outro quesito era ter um registro de CNPJ criado após julho de 2012.

Segundo Francisco Perez, diretor de novos negócios, responsável pelo Hub de Inovação Alfa Collab e pela Área de ESG do Alfa, a análise das seis startups selecionadas foi bastante criteriosa e feita a partir do desafio lançado em julho. “Estamos empolgados com a chegada das novas startups que têm total sinergia com o nosso objetivo de trabalhar de forma integrada com as outras empresas pertencentes ao Conglomerado Alfa”, explica. 

O executivo comenta que a partir de agora as startups selecionadas terão a oportunidade de desenvolver negócios com as principais empresas do Conglomerado Alfa, acesso à expertise e ao conhecimento da equipe de crédito da companhia e, posteriormente, podem até receber investimentos ou empréstimo (equity free), caso haja interesse e se encaixem na tese de investimentos do Alfa Collab.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top