Ainda há despreparo na estratégia digital de bancos - Parte 1

Ainda há despreparo na estratégia digital de bancos

A WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca – fez um estudo sobre a páginas na internet dos bancos digitais e instituições financeiras do Brasil. Trata-se do Quadrante Épico da WebPeak: Bancos que dividiu as páginas desses players em Líderes, Visionários, Populares e Despreparados. O Nubank é o único a figurar como líder e o Digimais ocupa sozinho a posição de visionário. O mais surpreendente é que 12 instituições se enquadram no quadrante “Despreparados”: next, Superdigital, Agibank, Banqi, Bmg, entre outros.

Despreparados” são sites que não têm estratégia sólida de marketing digital e atendem parcialmente aos requisitos técnicos apurados neste estudo e, muitas vezes, podem ser de grande porte, com foco em ações em outros canais.

class=wp-image-12086/

Os sites “Líderes” recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa. E os “Visionários” são aqueles que trabalham de maneira expressiva a melhoria do seu posicionamento digital, mas ainda não atingiram o status de líder. Estes sites podem ser vistos como desafiantes e merecem seu lugar de destaque, pois o potencial de superação pode ser considerado como ameaçador.

O objetivo do Quadrante, segundo o CEO da WebPeak, Marcos Custódio, é quantificar os resultados digitais dos maiores players do mercado. Este material oferece aos gestores de marketing um mapa de oportunidades, que permite mensurar ações dos principais sites com o maior share de tráfego do mercado.

Custódio explica que se o site de um banco digital não aparece no quadrante ou não está em destaque porque ele não atende aos critérios de qualidade aplicados pelos principais buscadores. “Atender a estes critérios garante que o site de qualquer empresa esteja otimizado para a transformação digital”, assinala.
Os sites do Itaú, Bradesco, N26 figuram no e N26, seguidos do da Cielo, N26 e Banco Pan, figuram no quadrante “Popular” que, como o próprio nome já diz, são páginas de referência na internet, porém, não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação de sites em mecanismos de busca. Na fronteira entre “Populares” e “Despreparados” estão o Neon, o Original, o C6 Bank, Modalmais e Mercantil do Brasil.

class=wp-image-12088/

Metodologia do estudo

O estudo utilizou a ferramenta de análise de marketing digital e SEO da WebPeak para consolidar uma série de métricas que determinam a liderança em um segmento na internet. Estas informações são obtidas a partir de dados comercializados por aplicativos populares, instalados em mais de 100 Milhões de Dispositivos. 

Para chegar a esses resultados, o estudo avaliou diversos indicadores quanto ao engajamento; score e performance dos sites. O score dos sites foi um dos conjuntos de indicadores mais importantes do estudo por ajudar a identificar quais são os sites mais qualificados para os buscadores de acordo com a quantidade de desenvolvimento de cada um. “Inserimos indicadores de extrema importância para as mais recentes atualizações como Web Vitals”, conta Custódio.

O eixo X mostra a qualidade do site, ao medir a velocidade do site, o acesso em dispositivos móveis, fatores do Webvitals e indicadores. O eixo Y aponta a popularidade do site: domínios por backlinks; quantidade de backlinks e indicadores.

Tendência de crescimento do mercado

O próximo gráfico representa o crescimento do mercado para os termos de interesse do público relacionado aos sites listados, nos três primeiros meses de 2021. Por meio dele é possível entender rapidamente o potencial de mercado, além de identificar oportunidades reprimidas do segmento.

class=wp-image-12090/

OBS: O resultado abaixo é a soma de todos os acessos dos sites analisados.

O estudo completo está disponível em Zoho Analytics – Quadrante Épico WebPeak – Banco Digital

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top