nota3

AI cria rosto do corrupto no Brasil

Um homem de meia idade e branco, com uma fortuna avaliada em R$ 200 bilhões (US$ 61 bi), listado como a quinta pessoa mais rica do mundo, no topo do ranking anual dos mais ricos da Forbes 2017, à frente de nomes como Mark Zuckerberg e Carlos SlimQuem é ele? Sr Ric Brasil.

Esse personagem foi criado por sistemas de inteligência artificial para uma campanha da Forbes, feita pela agência Ogilvy Brasil, com o objetivo de chamar a atenção dos brasileiros para a corrupção no país e, também, para posicionar a revista contra a corrupção.

Para criá-lo, a Forbes utilizou inteligência artificial e o conceito de machine learning. Suas características surgiram a partir da análise de 150 fotos de corruptos conhecidos do público e condenados, que resultou numa média de idade, cor de pele, cabelo e olho, entre outros traços físicos.  Sua fortuna equivale ao valor estimado em recursos perdidos em esquemas de corrupção por ano, no Brasil.

Em fase de finalização, a Ogilvy avisa que a imprensa poderá entrevistá-lo até o final de março para saber mais sobre sua personalidade, criada a partir do cruzamento de milhares de dados encontrados em notícias de jornais e revistas, depoimentos, entrevistas, obras literárias e de investigações, como a Lava Jato.

Desde o ano passado, em seu ranking dos mais ricos do Brasil, a revista faz um alerta ao lado do nome, caso a pessoa esteja sendo investigada por corrupção. “Pensamos nessa campanha como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre seriamente com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas. Que não se deixa seduzir pela corrupção”, afirmou Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.

*Com informações da revista Exame.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top