Agência de classificação de risco considera que liquidez de grandes bancos do Brasil atendem exigências internacionais

A agência de classificação de riscos Fitch informou nesta semana que todos os bancos brasileiros com ativos iguais ou superiores a R$ 100 bilhões estão em linha com a agenda do Banco Central do Brasil de cumprir com as normas internacionais de Basileia III. Segundo matéria publicada pela revista Isto É Dinheiro, a entidade considerou que as grandes instituições financeiras do país estão bem posicionadas para atender aos requisitos de índices de Liquidez de Curto Prazo (LCR, na sigla em inglês).

A partir de junho de 2015, dez bancos foram obrigados a comunicar suas LCRs sendo três instituições estatais (Banco do Brasil, Caixa e BNDES), três grandes bancos de varejo (Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil), dois bancos de atacado (Safra e Votorantim), além de BTG Pactual e HSBC Bank Brasil (recentemente adquirido pelo Banco Bradesco).

O planejamento estabelece que os requisitos mínimos para o LCR, uma proporção de ativos líquidos de alta qualidade para necessidades de liquidez em um cenário de estresse de 30 dias, serão aumentados em 10% a cada ano a partir do nível inicial de 60%, até que a exigência de 100% seja atingida em 2019.

No comunicado a Fitch declarou acreditar que todos os bancos citados vão atender o requisito de cobertura de 100% no primeiro ano de aplicação da regra. Cada banco também é altamente diversificado, financeiramente estável e, com exceção do BNDES, financiado por depósitos do varejo. Além disso, cada um se beneficia de ter amplo acesso aos mercados internacional e doméstico de capitais, diz a Fitch.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top