Adeus maquininhas: Facebook e Cielo lançam transações por WhatsApp com Mastercard e Visa

Adeus maquininhas: Facebook e Cielo lançam transações por WhatsApp com Mastercard e Visa

Por Edilma Rodrigues

O Facebook e a Cielo anunciam hoje (15) a chegada ao Brasil de uma ferramenta que permite fazer pagamentos e transferências pelo WhatsApp, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, além de acompanhar o histórico de transações. Segundo as empresas, os usuários brasileiros são os primeiros do mundo a contar com o aplicativo. O WhatsApp vai selecionar os usuários que vão ter a opção “pagamentos” no app. Depois, o serviço será expandido gradualmente.

Para usar o recurso, de pessoa para pessoa, é preciso cadastrar e validar o cartão de débito ou múltiplo no WhatsApp. “Essas transações não serão possíveis na modalidade crédito,” explica a nota enviada à imprensa. Depois do cadastro validado, os usuários podem enviar no máximo R$ 1 mil por operação e receber até 20 transações por dia, no limite de R$ 5 mil por mês.

As duas principais bandeiras de cartões – Visa e Mastercard – também comunicaram sua participação no projeto. “Os pagamentos via WhatsApp serão possíveis graças aos recursos das soluções Visa Direct, que fornece pagamentos em tempo real por meio da rede global da Visa, e ao novo recurso de segurança Visa Cloud Token, que é lançado globalmente hoje em conjunto aos pagamentos pelo WhatsApp,” informa comunicado da Visa.

Já a Mastercard explica que se trata de uma ampliação de sua parceria com o Facebook para oferecer uma maneira inovadora para os brasileiros enviarem e receberem dinheiro para amigos e familiares no aplicativo WhatsApp. 

Taxa de 3,99% para pagamentos no WhatsApp Business

A Cielo informa que o pagamento de pessoas para empresas que operam no app WhatsApp Business pode ser com cartões de débito e de crédito, sem limite de valor, com taxa de 3,99% por transação em ambas as modalidades. Nas transações de débito, o comerciante recebe o valor da venda em um dia e nas de crédito, em dois. Com a solução, será possível, por exemplo, comprar uma pizza pelo WhatsApp tão facilmente quanto encaminhar uma foto, prometem as empresas.

De acordo com o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, a tecnologia vai ajudar a tirar companhias da informalidade e na inclusão financeira, o que é especialmente importante para superarem o momento delicado provocado pela pandemia.

Os pagamentos digitais instantâneos de bens e serviços para pequenos negócios no Brasil, pelo app WhatsApp Business, podem ser feitos com cartões Mastercard e Visa.

Adeus maquininhas!

Os varejistas que quiserem vender por meio do WhatsApp Business precisam se credenciar à Cielo. As empresas explicam que a ferramenta dispensa a compra ou aluguel de máquinas. “Com a solução oferecida, a Cielo inaugura um novo momento no mercado de pagamentos, que vai muito além da maquininha,” avalia Caffarelli.

Para o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse. “Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira,” comenta Idema.

Clientes Sicredi, Nubank e BB são os primeiros a obter o recurso

Até o momento, assinala a Visa, poderão enviar e receber dinheiro os consumidores que configurarem suas contas adicionando cartões Visa emitidos pelo Sicredi e pelo Banco do Brasil. Já as pequenas e médias empresas precisam criar uma conta usando o aplicativo WhatsApp Business para receber pagamentos de clientes.

De acordo com a Mastercard, os portadores de cartões Mastercard que fazem transações bancárias com Nubank e Sicredi serão os primeiros no Brasil a utilizarem a ferramenta no WhatsApp. Em breve, mais parceiros bancários devem aderir ao programa. “Com o Mastercard Send™, milhões de usuários do WhatsApp agora podem usar seus telefones para transferir dinheiro de forma simples e fácil, instantaneamente,” informa em nota.

Transações segura

Todas as transações contam com a estrutura de segurança da Cielo, que atende às rígidas normas de prevenção à fraude. O cartão também precisa ser validado pelos bancos antes de o usuário do WhatsApp poder utilizar a ferramenta, o que torna as transações ainda mais seguras.

A vinculação do cartão de crédito ou débito preferido no aplicativo é altamente segura, graças ao uso da solução de tokenização de ponta da Mastercard. A tecnologia protege as informações do titular do cartão, substituindo o número original do cartão de 16 dígitos por um número alternativo exclusivo, ou token, associado à conta individual de cada usuário do WhatsApp e que não funciona em outros lugares. Após a criação do token, os consumidores precisarão inserir seu PIN de segurança sempre que desejarem realizar uma transação

Para o VP sênior de soluções e inovação para a Visa América Latina e Caribe, Ruben Salazar, os consumidores no Brasil podem enviar e receber dinheiro com a certeza de que seus pagamentos feitos pelo WhatsApp são tão seguros quanto qualquer outra transação da Visa. “Os aplicativos permitem que pagamentos sejam feitos por qualquer dispositivo com conexão à internet, não apenas telefones. Assim, a Visa continuará inovando e aplicando os melhores recursos de segurança e combate a fraudes em pagamentos digitais, à medida que expande a tecnologia para todo a região,” afirma Salazar.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top