Murilo Portugal deixará a presidência da Febraban
12 de março
O presidente executivo da Federação Brasileira de Bancos, depois de nove anos à frente da Febraban, informou à entidade que não vai apresentar seu nome para a eleição da diretoria executiva que acontece no fim de março. O atual vice-presidente executivo, Isaac Sidney, encabeçará a chapa a ser apresentada na próxima eleição da Diretoria Executiva, na função de Presidente Executivo da Febraban. “Murilo Portugal chegou à Febraban nove anos atrás com o desafio de implementar um novo modelo de liderança na instituição; não tenho dúvidas de que foi bem sucedido”, informa o presidente do Conselho Diretor da Febraban, Pedro Moreira Salles. “Sob a gestão de Murilo, a Febraban aproximou o setor financeiro da sociedade e fortaleceu o papel dos bancos como agentes indutores do progresso econômico e social do País”, avalia o presidente do Conselho Diretor da FEBRABAN. “Dou as boas-vindas à Isaac Sidney, que teve uma carreira brilhante no Banco Central do Brasil,” acrescenta. “Isaac tem a experiência e a competência necessárias para comandar a Febraban em um momento de profunda transformação do setor financeiro, seja em termos tecnológicos, regulatórios ou concorrenciais.”
“Mais do que o enorme desafio em suceder a Murilo Portugal, sinto-me honrado em ocupar a cadeira de um profissional que teve sua atuação marcada pela habilidade, competência, comprometimento e êxito em incontáveis avanços para a instituição e o setor”, afirmou Isaac Sidney.
Fonte: Febraban
EBANX lança documentário sobre a história do primeiro unicórnio do Sul do Brasil
12 de março
No mês em que o EBANX completa oito anos de fundação, a fintech especializada em pagamentos lança o documentário “The Crazy Blue Ones”, que conta a história da empresa desde o seu surgimento até a conquista do título de unicórnio, no ano passado. O filme, realizado internamente pelo time de produção audiovisual do EBANX, envolveu uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, que trabalharam na captura das imagens e na edição do material durante seis meses, até chegar ao resultado apresentado no lançamento, em fevereiro. O documentário traça um paralelo entre a história do EBANX e o Circus, evento anual que traduz a cultura da empresa, presente tanto nos materiais internos quanto no contato com clientes e parceiros. “The Crazy Blue Ones” é a produção mais recente do time que se dedica diariamente à criação de conteúdos criativos e informativos da fintech, um investimento estratégico para atingir os diversos públicos da empresa. São 12 pessoas pensando em roteiros, layouts, mensagens e imagens que transmitam a cultura da fintech em cada material produzido.
Com informações da assessoria de imprensa
BS2 cria marketplace com serviços para clientes corporativos
12 de março
A área de negócios para empresas do banco BS2 (Android e IoS) lança nesta quarta-feira, 11, um espaço para oferecer serviços não financeiros de parceiros. Chamada de marketplace, a nova vertical de negócios terá dez associados até o final de 2020 que oferecerão: emissão de notas fiscais, gateway de pagamento, venda de maquininha, plataforma de investimentos e folha de pagamento.
No anúncio, a companhia afirma que a ideia do marketplace é colaborar para aumentar sua base ativa de clientes. Atualmente, o BS2 Empresas tem 20 mil contas PJ abertas; e a companhia mantém um ritmo de crescimento com 4 mil novos clientes PJ por mês, em média.
Fonte: Mobile Time
Visa prorroga inscrições para o Programa de Aceleração
12 de março
As inscrições para o Programa de Aceleração da Visa edição 2020 foram prorrogadas. Startups de todo o país tem até a sexta-feira dia 20 de março para se inscreverem no programa, que tem como objetivo movimentar o ecossistema de startups no país ao promover o empreendedorismo e a inovação e gerar novas conexões de negócios entre os players da indústria de pagamento do Brasil.
Em seu quarto ano, o programa vai selecionar startups para passarem por mentorias com executivos da Visa e especialistas do mercado, uma imersão no Vale do Silício, além de conexões com investidores e potenciais clientes. Para mais informações sobre as inscrições do Programa de Aceleração Visa 2020 acesse o site www.visa.com.br/programadeaceleracao
Com informações da assessoria de imprensa
PwC e UNICEF unem forças na qualificação digital de jovens para o mercado de trabalho
11 de março
Liderança (22%), pensamento analítico e inovação (19%), processamento de informações e dados (16%). Segundo uma pesquisa realizada pelo UNICEF, essas são as principais habilidades que os jovens desejam ter para ajudá-los a conseguir emprego na próxima década. Os dados, coletados com cerca de 40 mil jovens por todo o mundo, impulsionaram a formação de uma parceria entre a PwC e o UNICEF, que unem forças para ajudar a capacitar esses jovens para o desenvolvimento das habilidades desejadas e necessárias para o trabalho no futuro. A parceria entre a PwC e o UNICEF apoiará a Plataforma de Revolução de Requalificação do Fórum Econômico Mundial, da qual ambos são fundadores e que – reunindo órgãos públicos, privados e a sociedade civil – visa proporcionar melhores oportunidades de empregos e educação para as pessoas. Através da parceria multisetorial Generation Unlimited, a PwC e o UNICEF vão ajudar 1,8 bilhão de jovens na transição da escola para o trabalho até 2030.
A qualificação das pessoas para a economia digital é urgente e essencial para
Com informações da assessoria de imprensa
Magalu é eleita pela Fast Company como a empresa mais inovadora do Brasil
11 de março
O Magalu, plataforma de compras e vendas do Brasil, foi eleito pela revista americana Fast Company como a empresa mais inovadora do Brasil e a terceira na América Latina, no ranking Most Innovative Companies, divulgado anualmente pela publicação. A revista salientou as ações do Magalu para digitalizar o varejo brasileiro, se posicionando como principal marketplace do país. As soluções do Magalu As a Service também foram destacadas pela publicação. Como parte de sua estratégia de inovação, a varejista tem investido na criação de um grande ecossistema digital para simplificar a experiência do brasileiro ao realizar compras e integrar canais de venda física e digital. A companhia reportou um crescimento de 51% no total de vendas em 2019 — alcançando R$ 27,3 bilhões.
Com informações da assessoria de imprensa
Cartões Bradesco de débito e múltiplos de bandeira Visa agora podem ser utilizados para pagamentos por aproximação
11 de março
O Bradesco está estendendo aos cartões pessoa física de débito e cartões múltiplos – que incluem as funções débito e crédito – da bandeira Visa, a aceitação nas carteiras digitais Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay. A tecnologia possibilita efetuar pagamentos por aproximação digital dispensando o uso do cartão físico, de forma gratuita, sem incidência de taxas. A cada utilização o cliente que tiver as duas funções ativas poderá escolher qual deseja usar, seja débito ou crédito. Para utilizar o serviço, o cliente precisa de um celular ou dispositivo móvel com tecnologia de pagamento por aproximação NFC. A adesão pode ser feita por meio do App Bradesco ou nos aplicativos das próprias carteiras. O Google Pay está disponível para smartphones Android. Já o Apple Pay e o Samsung Pay se destinam especificamente aos aparelhos dessas marcas. Após realizar o download do App, basta cadastrar o cartão Bradesco de crédito ou de débito que deseja usar e seguir o procedimento de ativação.
As carteiras digitais podem ser utilizadas para compras em lojas físicas, aproximando-se o celular da maquininha de cartão, e para pagamentos online, nas lojas de ecommerce credenciadas. Para mais informações, acesse o site banco.bradesco/pagamentosdigitais
Com informações da assessoria de imprensa
Noverde é selecionada no programa boostLAB do BTG Pactual
10 de março
Foi lançada neste mês de março a quinta edição do BoostLab, programa de mentoria e aceleração de startups do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. No total, 335 empresas em fase de Scale-up e crescimento acelerado disputaram uma das 8 vagas oferecidas pelo programa, volume recorde de inscrições se comparado com as edições anteriores. A Noverde, uma das oito startups escolhidas, desenvolveu uma tecnologia que combina inteligência artificial e ciência de dados para conseguir complementar análises de crédito com dados digitais dos usuários, como dados comportamentais traçados a partir do uso de smartphone, aplicativos instalados entre outros. Até o mês de julho deste ano, a Noverde e as demais startups participantes do programa poderão usufruir da conexão com o BTG Pactual, sua rede de contatos e as mentorias feitas por sócios, mentores e executivos de mercado da empresa de inovação ACE, parceira do banco no boostLAB. Além da Noverde, foram selecionadas a ahgora, Airfluencers, Celcoin, Conciliadora, Dootax, LinkApi e Refinadora de Dados.
Com informações da assessoria de imprensa
Mercado Crédito atinge a marca de US$ 1 bilhão em créditos concedidos na América Latina
10 de março
Quatro anos após o seu lançamento na América Latina, o Mercado Crédito, serviço de concessão de crédito do Mercado Livre, acaba de chegar à marca histórica de US$ 1 bilhão em créditos concedidos no Brasil, Argentina e México. Mais de 500 mil pessoas, entre pequenos e microempreendedores, foram beneficiadas com linhas de capital de giro, que as ajudaram a investir no aumento da produção e abertura de novos postos de trabalho. Além disso, mais de um milhão de compradores online da plataforma Mercado Livre puderam financiar as suas compras, sem a necessidade de um cartão de crédito. Mais de 70% destes compradores, até então, não tinham acesso ao crédito bancário tradicional ou a outras formas de financiamento. O valor médio das linhas oferecidas para empreendedores é de US$ 1.150 e de US$ 50 aos compradores online. Somente no Brasil, de 2017 a 2019, a concessão em de crédito chegou ao patamar de mais de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão capital de giro para empreendedores e cerca de R$ 510 milhões para financiamento de compras na plataforma via boleto digital parcelado.
Com informações da assessoria de imprensa
Lucro líquido da Desenvolve SP avança 223% em 2019
10 de março
A Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor alcançou o melhor resultado da sua história no ano de 2019. A instituição financeira do Governo de São Paulo obteve lucro líquido de R$ 47,6 milhões e superou em 223% o resultado de 2018, quando atingiu R$ 14,4 milhões. Outros destaques foram: menor índice de inadimplência da história: 1,61%; redução de 3,72 p.p.; índice de eficiência: evolução de 35 p.p. – 61,22%; melhor índice de cobertura da história: 136%; resultado Operacional de R$ 58,8 milhões, evolução de 329%; redução de despesa de 32%. O lucro líquido recorde em 2019 foi resultado de uma estratégia focada na geração de novos negócios, aumento na arrecadação de receitas de tarifas, controle da inadimplência e redução contundente das despesas do banco.
Com informações da assessoria de imprensa
Edna Kohigashi assume a nova Diretoria de Riscos da DMCard
09 de março
A partir de março, Edna Kohigashi assume como Diretora de Riscos e passa a fazer parte do corpo diretivo da DMCard, administradora de cartões de crédito entre as líderes do setor e que tem registrado um crescimento acentuado superior a 30% ao ano nos últimos 5 anos. A executiva chega com o desafio de potencializar o papel da área de riscos nos resultados da empresa, que tem sua própria metodologia de análise de crédito como uma de suas principais ferramentas. A nova diretoria será composta pelas áreas de Crédito, Analytics, Cobrança, Prevenção a Fraudes e Compliance, reforçando o corpo diretivo da empresa que já conta com Denis Correia, CEO e Diretor Financeiro do Grupo DMCard; Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas; Juan Agudo, Diretor de Inovação e Crescimento de Negócios; e Fernando Oliveira, Diretor de TI.
Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da USP, pós-graduada em Marketing Estratégico pela ESPM, com MBA em Finanças, pela FIA/FEA-USP e MBA de Gestão em Varejo pela FIA/Provar. Edna também acumula formação internacional. Tem extensão do MBA Varejo pela Youngstown State University e já realizou estágios, aperfeiçoamentos e especializações no segmento de cartões de crédito nos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Venezuela.
Em sua carreira tem passagens pela Pefisa (financeira das Pernambucanas), Credicard e Unibanco, e ainda foi cofundadora de duas startups, 4Infinite Money e Muttuo Agency.
Com informações da assessoria de imprensa
DMCard registra crescimento de 36% no valor movimentado nos cartões private label de supermercados em 2019
09 de março
Em 2019, as vendas nos cartões private label administrados pela DMCard cresceram 36%, superando a sua média anual dos últimos anos na casa dos 30%. Foram R$ 2,4 bilhões em compras nas redes de supermercados parceiras da administradora de cartões, um novo recorde que já se tornou tradição. Mais uma vez, os resultados se destacam muito no setor supermercadista, já que este cresce muito timidamente em um período de incertezas e retração da economia.
Com informações da assessoria de imprensa