nota8

Aconteceu na semana

São Paulo recebe última edição do ano de curso sobre futurismo
19 de setembro

A Aerolito, laboratório de exploração de cenários futuros, realiza entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro, em São Paulo, o programa presencial Friends of Tomorrow, plataforma educacional que funciona como uma imersão para estudar o futuro em diversos mercados. Nessa edição, o laboratório traz uma nova metodologia na grade do curso, o Mapa de Concorrência Digital e Pós-Digital, que aborda um novo olhar para empresas tradicionais que trabalham em frentes de inovação, conexão com startups e implementação de novas tecnologias. O evento terá a presença de sócios da Aerolito e convidados, que conduzirão 30 horas de conteúdo sobre lentes do futuro, revoluções pós-digitais e suas aplicações, digital first, mapas de concorrência digitais, tecnologias emergentes, impacto positivo, entre outros. O Friends of Tomorrow acontece de 30 de setembro a 04 de outubro, das das 14 às 20h, no Studio Boop, Rua Xavier Kraus, 117 – Vila Leopoldina – São Paulo, SP. Para mais informações: https://aeroli.to/courses/friends-of-tomorrow

Com informações da assessoria de imprensa

Fed corta taxa de juros americana em 0,25 ponto
18 de setembro

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) reduziu sua taxa básica de juros pela segunda vez neste ano, mas o comitê de política monetária (FOMC) está dividido – três dos dez membros foram contrários à decisão. O banco central também tomou medidas para aliviar as preocupações sobre uma crise de caixa nos mercados financeiros, ajustando sua principal ferramenta de política para ajudar a bombear mais recursos através do canal financeiro. O FOMC reduziu a taxa de juros em um quarto de ponto percentual, para a faixa de 1,75% a 2%, como era esperado, recuando nas altas de juros de 2018.

Fonte: Msn

Copom reduz taxa Selic para 5,50% a.a.
18 de setembro

Em sua 225ª reunião, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 5,50% a.a. Na avaliação do Comitê, a evolução do cenário básico e do balanço de riscos prescreve ajuste no grau de estímulo monetário, com redução da taxa Selic em 0,50 ponto percentual. O Comitê avalia que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo. O Copom reitera que a comunicação dessa avaliação não restringe sua próxima decisão e enfatiza que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação.

Fonte: Banco Central

Busca dos brasileiros por crédito cresce quase 12% em agosto, revela Serasa Experian
18 de setembro

De acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, a procura por crédito dos brasileiros entre agosto de 2018 e de 2019 aumentou 11,8%. A alta foi impulsionada pelas pessoas da região Sudeste, que teve um acréscimo de 13,7% em agosto de 2019, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A região Norte está na sequência, com uma variação de 13,6% no mesmo período, seguida pelo Sul (11,3%), Nordeste (10,6%) e Centro-Oeste (5,2%). Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o resultado de agosto reflete uma busca por crédito significativa, motivada pela retomada de queda das taxas de juros, pelo recuo da inflação e pelo melhor nível de confiança dos consumidores. Porém, este aumento ainda não significa uma melhora da economia, uma vez que os juros para os consumidores ainda são altos. A política monetária tem o seu desempenho enfraquecido por conta dos custos que as instituições têm com a inadimplência, ainda que a SELIC esteja caindo, avalia Rabi.

Com informações da assessoria de imprensa

Ataque de hackers rouba dados pessoais de toda a população do Equador
18 de setembro

O Governo do Equador informou nesta quarta-feira, 18/09, que as informações pessoais de quase todos seus 17 milhões de cidadãos foram roubadas em um ataque hacker direcionado à empresa privada que geria as informações governamentais. Os dados roubados incluem nomes, datas de nascimento, histórico escolar e empregatício, números de telefone celular, bem como contas bancárias e número identificador dos contribuintes. Segundo o governo, também houve a exposição de dados de pessoas já mortas. Em resposta ao ataque, o governo do Equador reportou que promulgará em até três dias, uma lei de proteção de dados para que se possa reagir ao uso indevido das informações roubadas. As autoridades suspeitam que um ex-funcionário do governo está envolvido no ataque hacker.

Fonte: Convergência Digital

Consumo do brasileiro deve crescer até 2% em 2019, segundo IBEVAR
18 de setembro

Avaliação do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) indica que o consumo deve sofrer uma leve melhora neste 2º semestre, mas para o ano não deve superar a marca dos 2%. Esse resultado interfere diretamente no Produto Interno Bruto (PIB), que, ainda segundo o Instituto, tem estimativa de apenas 1% ou menos de crescimento. Segundo Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do IBEVAR, o consumo representa mais de 60% do PIB, sendo um item determinante neste percentual. “Diante deste cenário, as incertezas que permeiam a sociedade, dentre elas a reforma da previdência, contribuem para essa paralisação no crescimento do PIB”, avalia o economista. O crescimento do consumo é determinado por três variáveis, sendo elas a renda real, ou seja, a renda nominal descontada a inflação, a taxa de juros ou financiamento ao consumo, prazos de pagamento e nível de emprego, e, por fim, a confiança do consumidor. “A taxa de juros caiu de modo significativo, quase 20p.p., mas os outros fatores ainda podem implicar em uma queda sistemática no índice do consumo brasileiro”, finaliza Felisoni.

Com informações da assessoria de imprensa

Cielo e Stone

A Cielo informou, em resposta a ofício da CVM, que não tem conhecimento acerca das informações contidas em notícia veiculada no domingo referente a negociações entre a companhia e a Stone pelo blog do Lauro Jardim do Globo.

Fonte: Suno Research

Robô digital ouve, conversa, lê e responde ao cliente utilizando novas tecnologias de comunicação interativa
17 de setembro

A Velip Tecnologia anuncia novas capacidades do seu Voice Bot para o atendimento com linguagem natural e inteligência artificial com melhor interação com clientes nas centrais de atendimento em diversos segmentos, tais como Varejo, Cobrança, Serviços Públicos, Educação, Serviços de Saúde, Bancos, Call Centers, entre outros, e mais qualidade no entendimento das solicitações do cliente e das respostas por meio de voz mais próxima da humana. A proximidade com a voz humana é o grande destaque da versão, que foi potencializada e garante uma comunicação mais humanizada e interativa com o cliente. O recurso de Voice Bot é entregue às empresas a partir da plataforma de atendimento virtual da Velip Tecnologia e garante atendimento automatizado por Voice Bot via telefone fixo ou móvel, WhatsApp, Facebook Messenger e Assistente do Google, além dos smart speakers da Amazon Echo, Apple HomePod e Google Home. A solução pode ser integrada ao Voicer Velip para contatos ativos e iniciar uma conversa a partir do envio de torpedos de texto e voz.

Com informações da assessoria de imprensa

WhatsApp é o principal canal de atendimento de lojistas virtuais
17 de setembro

De acordo com pesquisa da Loja Integrada – plataforma gratuita para criação de lojas virtuais com mais 1 milhão de lojas criadas – 51% dos micros e pequenos lojistas virtuais usam o WhatsApp como principal canal de atendimento. O Instagram aparece em segundo lugar com 18%, seguido pelo Messenger online com 9,3%. A pesquisa foi realizada por meio de um formulário online com quase 1 mil lojistas virtuais de todo o país durante os meses abril e maio de 2019.

Fonte: No Varejo

FGV EMAp lança graduação do Brasil em Ciência de Dados
16 de setembro

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV EMAp), no Rio de Janeiro, lança no primeiro semestre de 2020 o curso de graduação em Ciência de Dados. O programa fornece, segundo a empresa, base sólida para quem aspira trabalhar no mercado corporativo ou quer prosseguir na carreira acadêmica, como pesquisador. A análise intensiva de dados e a geração de conhecimento para a tomada de decisões são competências hoje imprescindíveis. Ao longo do curso, os alunos terão contato com questões que envolvem o aprendizado de máquinas, modelagem estatística, processamento de linguagem natural, visualização, aplicações em epidemiologia, economia e finanças, entre outras. Um dos diferenciais da graduação em Ciência de Dados é a abordagem de um vasto repertório de conceitos, métodos e técnicas matemáticas, estatísticas e de computação, que capacitam os futuros profissionais a prestar assessoria e a fazer análises qualificadas, além de produzir, gerenciar e analisar grandes bases de dados. Serão abertas 40 vagas para a primeira turma de Ciência de Dados – 32 vagas por meio do vestibular FGV e 8 vagas pelo ENEM. O curso é presencial e tem 2.610 horas (quatro anos de duração). As inscrições para o vestibular estão abertas e se encerram em 8 de outubro e devem ser feitas pelo site fgv.br/vestibular.

Com informações da assessoria de imprensa

PagBank, a conta digital grátis do PagSeguro que vem com cartão internacional, lança campanha para apresentar suas novas funcionalidades
16 de setembro

O PagSeguro PagBank, empresa do grupo UOL de soluções em serviços financeiros e meios de pagamento, divulga sua nova campanha publicitária para apresentar as novas funcionalidades da Conta Digital PagBank: Conta Remunerada e Super App. Com o lançamento da Conta Remunerada o cliente com  dinheiro na conta digital PagBank não precisa fazer nada e passa a ter rentabilidade de 103% da poupança1. O PagBank também atualizou seu Super App, e agora o cliente pode utilizar o saldo da conta para comprar créditos para pagar Uber, Spotify, Google Play e celular, tudo direto pelo app. O objetivo é incentivar o uso da conta digital e reforçar os benefícios do serviço. Segundo a empresa, o lançamento da campanha faz parte da estratégia do PagSeguro PagBank de democratizar o acesso aos serviços financeiros no Brasil. Para a divulgação da campanha, o PagSeguro PagBank apresenta um novo filme com a participação da atriz Alessandra Negrini e do cantor Michel Teló. Além disso, será exibido o novo logo do PagSeguro PagBank, com novas cores e versão mais moderna. A campanha será veiculada nacionalmente no UOL, outras mídias online, além de TV aberta, TV a cabo, OOH, jornais, revistas, cinemas e rádios. Para visualizar o filme da campanha, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WqTUZqN0qsM&feature=youtu.be 

Com informações da assessoria de imprensa

Unipê e Conductor se unem para desenvolver projetos tecnológicos
16 de setembro

O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê e a Conductor, empresa do ramo de tecnologia para soluções em meios de pagamento, possuem uma parceria que oportuniza a alunos dos cursos de Tecnologia da Informação – TI do Unipê (UBTech TI) atuarem no Laboratório de Qualidade de Software da empresa, conhecido como Conductor Labs. Ele funciona dentro do projeto Fábrica de Software (FS) da UBTech TI. As soluções da Conductor são voltadas para empresas de todos os portes e áreas de atuação. Realizada desde 2017, a parceria tem como principal objetivo capacitar os alunos para o mercado de trabalho com o desenvolvimento de projetos reais definidos pela Conductor. Um deles é o de Automação, Pesquisa e Inovação de Testes de Software, onde os estudantes acessam as estruturas Custom e Connect para atividades de desenvolvimento e automação de testes, além de atividades de pesquisa e inovação.  Até hoje, 13 estudantes passaram pelo Conductor Labs no Unipê. “Destes, nove foram contratados pela empresa. Esse dado mostra que o projeto contribui para a empregabilidade dos estudantes”, diz o coordenador da UBTech TI, Prof. Dr. Felipe Soares. 

Com informações da assessoria de imprensa

Plataforma de mesada educativa, Tindin fecha parceria com Levpay e terá recursos inéditos de pagamentos instantâneos
13 de setembro

A Tindin, uma Edfintech – intersecção entre educação, finanças e tecnologia – que uniu educação e serviços financeiros, acaba de fechar parceria com a Levpay – empresa especializada em pagamentos instantâneos – e incluirá em sua plataforma gamificada os recursos de pagamentos instantâneos via boleto e transferência bancária. O aplicativo Tindin ajuda a desenvolver no público infanto-juvenil habilidades como o hábito de poupar, planejamento, capacidade de negociação, respeito ao dinheiro e gestão financeira, além de disciplina e responsabilidade. Com parceria estratégica com a Levpay, que oferece solução de depósitos e transferências bancárias e possui convênios com os maiores bancos brasileiros: Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Banco Rendimento, a startup deverá se tornar, segundo nota à imprensa, a primeira edfintech do país a disponibilizar os recursos de mesadas baseadas em transferências e boletos instantâneos, superando grandes fintechs e até mesmo bancos, que podem demorar mais do que 24 horas para confirmar um pagamento por estas vias. Os novos recursos permitem que usuários sem cartão de crédito também utilizem o modelo da mesada educativa eletrônica. “Antes da parceria, os pais só possuíam a opção de transferência via cartão de crédito,” afirma comunicado da empresa. No app, os responsáveis cadastram as crianças, definem os valores das mesadas e escolhem se desejam ou não vincular à realização de tarefas por eles estabelecidas. 

Com informações da assessoria de imprensa

Grupo XP adota nova identidade visual e passa a se chamar XP Inc.
16 de setembro

O Grupo XP ganha nova marca e identidade visual e passa a ser a XP Inc. O visual reflete os valores que representam a holding, que inclui a XP Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos do Brasil, a Rico Investimentos, Clear Corretora, o site de finanças Infomoney e outras iniciativas em educação, gestão de recursos e seguros. Após 18 anos transformando o mercado financeiro, percebemos que era o momento de revisar o posicionamento da nossa marca corporativa. Crescemos muito ao longo dos anos, desenvolvemos novas linhas de negócios, criamos novas marcas e inovamos de forma contínua em um mercado até então engessado. A marca anterior não falava mais com esta diversidade de iniciativas e com nossos valores internos. A XP Inc. engloba tudo o que somos e defendemos: o sonho grande, a mente aberta e o espírito empreendedor”, afirma o sócio e CMO da XP Inc., Fernando Vasconcellos. A nova marca foi criada pela agência Ana Couto.

Com informações da assessoria de imprensa

Segmento de Capitalização cresce 12% em sete meses
13 de setembro

O segmento de Títulos de Capitalização, produtos que conjugam soluções financeiras com sorteios, registrou receita de R$ 13,6 bilhões entre os meses de janeiro a julho. O valor representa crescimento de 12,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), que representa as empresas de capitalização no Brasil. Ainda de acordo com os dados divulgados pela FenaCap, as reservas técnicas – que correspondem aos recursos de títulos de capitalização ativos – somaram R$ 30,5 bilhões, um crescimento de 4,0%, considerando o mesmo período do ano passado. Foram pagos R$ 671 milhões a clientes sorteados, e R$ 10 bilhões foram devolvidos sob forma de resgates antecipados e finais. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top