nota8

Aconteceu na semana

Rede varejista Lojas Becker é nova emissora de cartões Elo
28 de março

Elo, primeira bandeira 100% brasileira, fecha acordo com a rede de Lojas Becker para a emissão de cartões com a marca. A partir de junho, clientes da rede varejista, que tem forte atuação na região sul do Brasil, poderão solicitar cartões na modalidade crédito nas mais de 245 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A parceria com a Lojas Becker marca a emissão de cartões Elo por uma rede varejista consolidada em uma região de muita relevância para a nossa expansão, analisa Eduardo Chedid, presidente da Elo.

Com informações da assessoria de imprensa

TOTVS contrata Eduardo Neubern para liderar lançamento de Fintech
28 de março

Como parte da estratégia de expandir e fortalecer sua proposta de valor a mais de 30 mil clientes, a TOTVS – empresa brasileira de desenvolvimento de softwares de gestão – divulga a contratação de Eduardo Neubern, como novo diretor executivo responsável pelas iniciativas de fintech. Há mais de 15 anos no mercado financeiro, o executivo tem passagens pela Cielo, MasterCard, Bradesco, American Express e SAP, entre outras. Estamos nos estruturando para criar soluções inovadoras que combinem a tecnologia TOTVS com a de parceiros para simplificar, ampliar e baratear o acesso dos clientes ao crédito e a serviços financeiros em geral, explica o diretor. Mais do que uma oportunidade de negócios, queremos democratizar o acesso a estes serviços para os clientes, impulsionando o crescimento da economia brasileira, destaca. A primeira iniciativa da companhia nesse sentido será a oferta para pequenos e médios varejistas das soluções de adquirência da Rede, voltadas à captura e ao processamento das transações de pagamento com cartão de crédito e débito.

Com informações da assessoria de imprensa

SAS Brasil inaugura o Experience Zone, área destinada a projetos de inovação
28 de março

O SAS, especializada em analytics, inaugurou nesta semana espaço para estimular clientes, funcionários, empreendedores, acadêmicos e outros integrantes do ecossistema da empresa a desenvolver projetos inovadores. Batizado de Experience Zone, o ambiente conta com experimentações que utilizam Análise de Dados, IoT, Visão Computacional, robótica, etc. Entre os destaques, está um simulador de realidade aumentada destinado ao setor varejista, que mostra, por exemplo, mapas de calor que indicam os locais com maior circulação dos clientes e prateleiras inteligentes que sinalizam quando um produto está acabando ou mal posicionado. O novo centro de inovação do SAS também conta com um espaço denominado SAS Garage voltado para o desenvolvimento de startups, além se ser um ambiente de coworking para clientes e parceiros.

Com informações da assessoria de imprensa

Bancos lançam novo formato de crediário, direto nas maquininhas
28 de março

Os bancos brasileiros anunciaram na quarta-feira (27) que vão passar a oferecer uma nova forma de crediário via parcelas no cartão de crédito. Essa nova opção poderá ser contratada no momento da compra, diretamente pelas maquininhas, com taxas de juros a partir de 0,99% ao mês e prazo de até 36 meses para o pagamento. principal vantagem para os comerciantes é poder receber o dinheiro entre dois e cinco dias, como uma transação de débito – mesmo que o cliente pague parcelado. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) “Essa alternativa reduz custos e amplia a competitividade do varejista, especialmente do pequeno estabelecimento comercial, que geralmente não conta com capital de giro para financiar suas vendas.”

Fonte: Newtrade

Natura e Santander firmam parceria para oferecer serviços bancários exclusivos para mais de 1 milhão de consultoras
27 de março

A Natura, em parceria com o Santander, será a primeira empresa de venda direta do Brasil a oferecer uma conta bancária com benefícios exclusivos para suas consultoras. A iniciativa, parte do plano de revitalização e digitalização de seu modelo de negócios, contribuirá para a bancarização e a elevação de produtividade e renda das consultoras de beleza da Natura. Em uma conta aberta e administrada de forma totalmente digital, no site da Natura e pelo aplicativo desenvolvido para as consultoras, será possível ter acesso a serviços bancários como o cartão Natura, saque, depósitos, transferências entre bancos e maquininha portátil para pagamentos com cartões de crédito e débito, com condições exclusivas e diferenciadas. A conta receberá diretamente as receitas de vendas (realizadas por meio da página online, a Rede Natura, ou das vendas presenciais realizadas com a maquininha de cartão). O saldo poderá ser utilizado para realizar compras com o cartão Natura, pagamento de contas e transferências. Há possibilidade de contratar microcrédito diretamente no aplicativo

Com informações da assessoria de imprensa

Lojas Americanas inaugura unidade sem checkout
27 de março

A Lojas Americanas criou um ponto de venda sem caixas para pagamentos, no mesmo modelo da Amazon Go. Lançada como protótipo, a nova loja, que fica no prédio na B2W, empresa controlada pela rede varejistas, recebeu o nome de Ame Go. Inicialmente, apenas funcionários da B2W podem fazer suas compras na unidade, que opera da seguinte maneira: o cliente faz a autenticação no aplicativo da Ame ao entrar na loja, depois seleciona os produtos que deseja comprar e, ao final, o valor é debitado em conta digital da marca Ame Digital. É necessário baixar o aplicativo para realizar a operação. A loja utiliza inteligência artificial e conta com geladeiras e expositores com sensores que registram a retirada de produtos e também captam quando algo é devolvido pelo cliente. “Câmeras tridimensionais rastreiam e monitoram os movimentos, coletando dados e permitindo, por exemplo, analisar quanto tempo cada cliente fica na frente de cada produto, seu comportamento e tomada de decisão,” informa a empresa.

Fonte: Newtrade

Volume transacionado em reais no cartão pré-pago cresce 40% na Agillitas no primeiro trimestre de 2019
27 de março

Levantamento realizado pela Agillitas, empresa especializada em soluções de pagamento e emissora de cartões pré-pagos, concluiu que, no primeiro trimestre de 2019, o volume transacionado do cartão pré-pago em reais obteve um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado – tanto no B2B (transações feitas entre empresas) quanto no B2C (transações entre empresas e o consumidor final). O resultado do estudo reuniu todas as categorias do produto oferecidas pela empresa, ou seja, pré-pago para uso corporativo, pré-pago para uso de pessoa física e vale- presente. O comportamento de uso variou de acordo com o pilar de cada produto. No caso do cartão corporativo, os gastos ficaram concentrados em postos de gasolina (46%), restaurantes e alimentação (15%) e supermercados (13%). O valor médio registrado nas transações foi R$ 90,00. Atualmente, a Agillitas tem uma base de mais de 2 mil empresas em seu portfólio e, até o fim do ano, projeta um crescimento de 60% no número de clientes.

Com informações da assessoria de imprensa

Visa e PagSeguro firmam parceria e lançam cartão para comerciantes
27 de março

A partir de abril o PagSeguro oferecerá seu cartão para que empreendedores movimentem suas contas. Com bandeira Visa, os vendedores que usam os serviços da empresa de soluções em serviços financeiros e meios de pagamento poderão movimentar valores que estão na sua conta digital, usando o saldo para compras e saques em todo o Brasil. O cartão será gratuito e será oferecido aos poucos para uma base de empreendedores selecionados. O cartão também funciona por aproximação, sem a necessidade de digitar a senha em compras de até R$ 50. A solução também permite compras online (em sites e aplicativos). O PagSeguro conta com 4 milhões de vendedores ativos e que poderão se tornar usuários do cartão.

Fonte: MobileTime

Parlamento da UE aprova controversa proibição de meme
27 de março

É oficial: o Parlamento Europeu finalmente aprovou a controversa Diretiva de Direitos Autorais, projetada para reformular a lei de direitos autorais online na UE. A lei divide opiniões. Especialmente o Artigo 13: os opositores chamam isso de “proibição de meme” e dizem que limitará a liberdade de expressão forçando “filtros de upload” em qualquer conteúdo enviado por usuários e dará às big techs controle online ainda maior.

Fonte: Futurism

Veloe: nova opção de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos em Pernambuco
26 de março

A partir de agora, os pernambucanos que circularem pelas rodovias Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico terão à disposição a Veloe, especializada em meios de pagamento para uso em pedágios e estacionamentos e soluções de mobilidade urbana. O objetivo é alcançar novos usuários e criar uma cultura inovadora no uso da tag com foco na experiência do consumidor. Após adquirir o plano, é possível baixar o aplicativo no celular para ativar a tag, acompanhar todas as transações, assim como realizar recarga online, verificar o extrato de utilização, solicitar novas tags e incluir mais veículos para usar os serviços. A Veloe é unidade de negócios da Alelo, do Banco do Brasil e Bradesco.

Com informações da assessoria de imprensa

Pequenos negócios terão que migrar dados dos empregados para o e-Social
26 de março

Termina em abril o prazo para pequenos negócios optantes do Simples Nacional se cadastrarem no e-Social. A partir do dia 10 de abril, terá início a segunda fase de implantação do sistema de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empregadores. Nesta nova etapa as empresas deverão enviar dos dados dos trabalhadores e suas respectivas admissões, demissões e afastamentos. O e-Social substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, eliminando a redundância nas informações prestadas por pessoas físicas e jurídicas. A segunda fase de implantação do sistema termina em 10 de julho. “Ao final desse prazo, a folha de pagamento dos empregados será obrigatoriamente gerada pelo novo sistema”, alerta o analista do Sebrae Minas, Haroldo Santos. Além das Micro e Pequenas Empresas (MPE), os Microempreendedores Individuais (MEI) que tiverem um empregado também terão o mesmo prazo para aderir ao e-Social.

Para os empreendimentos que não aderirem ao novo sistema, serão aplicadas as mesmas penalidades a que estão sujeitas hoje pelo descumprimento de suas obrigações.

Com informações da assessoria de imprensa

Inadimplentes levam mais de um ano para limpar o nome, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
26 de março

O brasileiro enfrenta dificuldades para limpar o nome. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais com consumidores que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses e já saíram dos cadastros de devedores. Os dados mostram que, em média, foram necessários 14 meses para o pagamento das dívidas responsáveis pela negativação de seus CPFs. Na hora de quitar as contas responsáveis pela negativação, os maiores obstáculos encontrados foram obter um bom desconto no valor total da dívida (27%) e negociar prazos e formas de pagamentos (24%), enquanto 19% disseram não ter conseguido renda extra para quitar os compromissos em atraso. Entre os motivos que impossibilitaram o pagamento dessas contas estão a redução da renda (42%), a perda de controle dos gastos (38%) e o surgimento de imprevistos (36%). Ao investigar as dívidas que levaram o brasileiro a ficar com nome sujo, o estudo aponta como principal vilão o cartão de crédito (33%). Em seguida aparece o crediário (17% — percentual que sobe para 25% nas classes C, D e E), os gastos com telefone fixo ou celular (16% — com maior participação nas classes A e B, com 21%), além dos empréstimos contraídos (12%).

Com informações da assessoria de imprensa

Abecs projeta crescimento de 16% para cartões em 2019
26 de março

Os pagamentos realizados com cartões de crédito, débito e pré-pagos devem crescer em torno de 16% em 2019, chegando ao patamar de R$ 1,8 trilhão, de acordo com projeções da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. Com isso, as compras com cartões devem registrar, no 4º trimestre de 2019, uma participação recorde de 40% em relação ao volume do consumo das famílias brasileiras. Segundo dados consolidados da Abecs, os brasileiros realizaram R$ 1,55 trilhão em compras com cartões em 2018, crescimento de 14,5% em relação a 2017 – maior alta desde 2014, quando o setor cresceu 14,8%. Entre as modalidades, os cartões de crédito registraram R$ 965,5 bilhões, alta de 14,6%, os cartões de débito, R$ 578,1 bilhões, alta de 13,8%, e os cartões pré-pagos, R$ 11 bilhões, alta de 66,5%. O volume total representou 38,3% do consumo das famílias no 4º trimestre de 2018. Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), a representatividade do setor subiu de 20,7% em 2017 para 22,8% em 2018.

Fonte: TI Inside

Prova de vida: Nova opção para segurados idosos ou com dificuldades para se deslocar
26 de março

A resolução 677/2019 do INSS, publicada terça-feira (26), estabelece mais uma alternativa para que o idoso faça a fé de vida, sem excluir a possibilidade de que esse procedimento seja feito pela rede bancária. Com a nova resolução, os segurados do INSS com idade igual ou superior a 60 anos poderão, a partir de agora, agendar para serem atendidos em uma das agências do órgão. Já os segurados acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar para que um servidor do INSS vá a residência ou outro local em que estiverem, para que seja realizado o procedimento. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 e pelo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo Instituto. Mais informações: https://www.inss.gov.br/prova-de-vida-resolucao-cria-nova-opcao-para-segurados-idosos-e-com-dificuldades-de-locomocao/

Fonte: INSS

Rodolfo Fücher é o novo Presidente da ABES
25 de março

Rodolfo Fücher é o novo Presidente da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). A eleição, que ocorreu no dia 21 de março, elegeu o engenheiro Paulo Milliet Roque, com experiência em negociação internacional, sócio fundador da Brasoft, ex-sócio da Brasoftware, atualmente diretor da autoridade certificadora Digiforte, como o vice-presidente da entidade, e também definiu os novos membros da diretoria executiva para os próximos três anos: Vanda Scartezini, sócia sênior da Polo Consultores Associados, Presidente da DNS Women Institute e Presidente do Conselho da Fundação Sitec; Fábio Rua, diretor de assuntos governamentais e regulatórios da IBM América Latina; e Lauro de Lauro, cloud guru sênior na Sky.One Cloud Solutions. Na ocasião, a entidade deu posse à renovação anual de 1/3 do Conselho Deliberativo. O ex-presidente da ABES, Francisco Camargo, e Jorge Sukarie assumem como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente. 

Com informações da assessoria de imprensa

Caged: emprego formal gera 173.139 postos de trabalho em fevereiro
25 de março

O Brasil registrou a abertura de 173.139 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O saldo desse mês é o sexto melhor da série histórica do cadastro desde 1992. Além disso, é o terceiro ano consecutivo de saldos positivos e crescentes após os anos de recessão, o que reflete a recuperação do contingente de empregos celetistas desde 2017. Em fevereiro, o estoque de empregos alcançou 38,6 milhões de postos de trabalho formais, um aumento de 0,45% em relação ao mês anterior e de 1,51% em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo do mês é mais que o dobro do registrado em fevereiro de 2018, quando foram gerados 61.188 postos. Os dados do Caged estão disponíveis em http://pdet.mte.gov.br/caged

Fonte: Ministério da EconomiaSecretária Especial de Previdência e Trabalho

Prazo para entrega da Rais 2018 termina em 5 de abril
25 de março

O prazo para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018 vai até 5 de abril. Quem não entregar no prazo ou fornecer informações incorretas pagará multa que varia de R$ 425,64 a R$ 42.641,00 a depender do tempo e do número de funcionários registrados. Mais de 4,5 milhões de estabelecimentos já fizeram a declaração da Rais até esta segunda-feira (25), o que corresponde a 50% comparado ao total registrado na Rais 2017, quando 8,5 milhões de estabelecimentos informaram 67 milhões de vínculos. A declaração da Rais só pode ser feita pela internet, com o uso do programa GDRAIS 2018, ou para os estabelecimentos sem empregado, que precisam fazer a declaração negativa, diretamente no site da Rais. A relação dos documentos necessários para preenchimento e entrega está disponível no site www.rais.gov.br. Basta acessar esse endereço e baixar o Programa Gerador de Declaração Rais (GDRAIS2018), que disponibiliza uma série de formulários com campos a serem preenchidos. 

Fonte: Ministério da EconomiaSecretaria Especial de Previdência e Trabalho

Unicred discute planejamento estratégico 2019-2022
25 de março

Cerca de 52 dirigentes da Unicred estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de março, no Rio de Janeiro, para discutir o planejamento estratégico para os próximos quatro anos (2019-2022). Segundo o presidente do conselho de administração da Unicred do Brasil, dr. José Maria de Azevedo, as prioridades a serem trabalhadas pela instituição financeira são: expansão/crescimento, pessoas, marca, tecnologia e portfólio de produtos e serviços, entre outros aspectos. “O cooperativismo de crédito vem crescendo uma média de 12% a 15% ao ano no Brasil, além de contribuir substancialmente para o desenvolvimento da região na qual está inserido. É um caminho próspero e de grande relevância para a economia do País”, finaliza o executivo.

Com informações da assessoria de imprensa

BIA, do Bradesco, já soma 100 milhões de interações
22 de março

A BIA – Bradesco Inteligência Artificial acaba de alcançar o total de 100 milhões de interações com clientes, funcionários e demais interessados, desde o início da sua operação no final de 2016, sendo que 75% ocorreram nos últimos 12 meses. Hoje, já são milhares de interações diárias. A quantidade de usuários também vem aumentando a cada dia, e praticamente quadruplicou entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019. Atualmente são 14 milhões de usuários. Seja por mensagens de texto, chat interativo ou voz, a Bia é capaz de esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços via App Bradesco, App next, Google Assistente e WhatsApp. O tempo de resposta é menor que três segundos e 95% dos casos que passam por ela são resolvidos.

Fonte: ComputerWorld

BNDES Garagem anuncia projetos selecionados
22 de março

Criado para estimular o empreendedorismo e para desenvolver empresas inovadoras no país, o programa BNDES Garagem divulgou os 79 projetos selecionados para serem desenvolvidos a partir de abril, com o apoio do banco. O programa tem dois módulos: criação e aceleração. O primeiro é voltado para apoiar equipes de empreendedores com propostas de negócios inovadores, enquanto o segundo é voltado para as startups já em operação. O programa BNDES Garagem é promovido em parceria, nesta primeira edição, com a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e Telefônica no mundo, e a Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups e grandes corporações do Brasil. Para conferir a lista das startups selecionadas dentre os mais de 5 mil projetos inscritos, acesse www.bndesgaragem.com.br.

Fonte: Agência BNDES de Notícias

BNDES anuncia linha de crédito mais simples e ágil para micro e pequenas empresas
22 de março

As micro e pequenas empresas brasileiras terão acesso a uma nova linha de financiamento, mais simples e ágil, criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Anunciada nesta sexta-feira (22), a BNDES Crédito Pequenas Empresas atende às demandas do setor e tem como foco a geração de empregos e a ampliação da concessão de crédito para empresas de menor porte, responsáveis por mais de 50% dos postos de trabalho formais no País. O lançamento foi feito em evento que contou com a participação do presidente do BNDES, Joaquim Levy e de representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e de bancos parceiros. A BNDES Crédito Pequenas Empresas será oferecida por meio dos agentes financeiros credenciados que repassam recursos do BNDES e que começarão a disponibilizá-la nas próximas semanas. As empresas interessadas podem ir direto aos bancos ou acessar o Canal MPME , que permite encaminhar pedidos de financiamento a um ou mais bancos repassadores, selecionados conforme as necessidades de quem solicitar e de acordo com o perfil informado pelo tomador. 

A nova linha terá limite de crédito máximo de R$ 500 mil por cliente a cada 12 meses, com prazo máximo de até 60 meses e até dois anos de carência. O cliente contará com três opções de juros de referência – Taxa de Longo Prazo (TLP), Taxa Selic (TS) ou Taxa Fixa do BNDES (TFB). A eles será acrescida a remuneração do BNDES, de 1,45% a.a., e a remuneração do agente financeiro, que é negociada diretamente com o cliente final.

Fonte: Agência BNDES de Notícias

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top