PILAR: Bancos (tradicionais e nativos digitais)
CATEGORIAS: Segurança e Privacidade de Dados / Mitigação de impactos da pandemia
Uma das consequências trazidas pela transformação digital acelerada na pandemia foi o aumento exponencial de crimes cibernéticos.
Nesse processo, embora o investimento em tecnologia seja de extrema importância, um grande percentual dos incidentes de cibersegurança envolvem um elemento de erro humano.
Considerando que isso gera prejuízos milionários todos os anos, a eficácia de um programa corporativo de conscientização em segurança da informação se torna cada vez mais essencial para a construção de uma organização.
Pensando nisso, e com o grande desafio de atingir um nível de efetividade satisfatório frente ao novo sistema de trabalho home office, em 2020 o Bradesco investiu em um novo formato de conscientização dos funcionários sobre o tema.
O novo programa contou com a intensificação da comunicação via e-mail marketing, através de pílulas de segurança” com conteúdo próprio, claro e objetivo, além de uma identidade própria com visual “chamativo. O mesmo conceito foi utilizado nos demais canais de comunicação da organização.
A ação também contemplou a atualização do e-learning de segurança, deixando-o mais interativo e com vídeos.
A terceira iniciativa foi a adaptação das palestras para o ambiente virtual. Para isso, foram desenvolvidas Pocket Palestras com 30min, via videoconferência, abordando assuntos específicos de cibersegurança, de forma clara e objetiva, trazendo para discussão cases do dia a dia.
O novo formato teve excelente aceitação, proporcionando maior engajamento, além de retroalimentar a equipe com novos assuntos para abordarmos nas próximas ações, inclusive reforçando a importância do tema para vida pessoal e corporativa.
O resultado geral da ação registrou aumento de 195% de conscientizados na comparação com o ano anterior.
Insights Ed. 12
1. TBNET LinkBooster (TecBan)
2. AED – Assinatura Eletrônica de Documentos (Banco do Brasil)
3. Ações de Conscientização – Home office (Bradesco)
4. Autoatendimento Operacional – Clientes conectados à área de Operações (Bradesco)
5. Heimdall – Speech Analytics (Santander)
6. Banco Digital para Todos (Casa do Crédito)
7. XP Iinc. – Aceleração de POD’S (Gauge)