O Conselho Monetário Nacional (CMN) informou na segunda-feira (25/04), o fim da obrigatoriedade da presença física nas agências bancárias para abertura de conta corrente e caderneta de poupança. Os brasileiros poderão usar a internet para esses procedimentos ainda no primeiro semestre de 2016. Este foi o prazo dado pelo Banco do Brasil ao comentar o assunto. Outros bancos não determinaram datas, mas disseram que aguardam a regulamentação do tema para começar a operar desta forma.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse em nota que as instituições financeiras vão analisar a norma para se adequar e estabelecer os procedimentos e controles que garantam integridade, autenticidade, confidencialidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo.
Já o vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Dezena, informou em nota que ainda no primeiro semestre, quem quiser abrir uma conta corrente no BB poderá fazê-lo utilizando o smartphone. Segundo ele o banco se preparou para este processo a partir da observação de outros exemplos pelo mundo. Em diversos países hoje, já é possível abrir uma conta em ambiente totalmente digital. Vamos oferecer aos nossos clientes um processo ágil e fácil, garante.
Para o Bradesco, a possibilidade de abrir e fechar conta corrente e de poupança pela internet é um caminho natural de avanço da cultura digital da sociedade. O banco ainda acredita que após a regulamentação das medidas, o processo ampliará a inclusão bancária no país.