Desde o ano passado, a pandemia e a mudança de hábitos impulsionaram a adesão cada vez mais intensa aos bancos digitais, incluindo o público idoso, que antigamente era bem resistente.
A tendência foi confirmada pela Cantarino Brasileiro em julho de 2020, no Relatório Banco Digital. Realizado em parceria com a Akamai, foram coletadas 1083 entrevistas em todo o Brasil.
O fortalecimento da tendência do banco digital fez com que a concorrência crescesse, surgindo diversas opções no mercado. Nesse sentido, destaca-se quem oferece as melhores oportunidades ao usuário, seja em relação às taxas free, facilidade de uso dos aplicativos, qualidade no atendimento ou serviços adicionais como cashback, dentre outros.
Além disso, o PIX e o open banking, por exemplo, já se mostram fortes aliados do varejo na retomada econômica pós-pandemia. As mudanças beneficiam não apenas os players do setor financeiro, mas abrem muitas oportunidades para propostas vindas de startups e fintechs.
Abrem-se assim as portas para parcerias estratégicas com empresas de tecnologia, inteligência artificial, etc. É com base nessa realidade que listamos algumas das oportunidades criadas dentro do segmento. Acompanhe!
Digitalização
Em meio à concorrência crescente, é natural que os bancos tradicionais estejam “correndo atrás do prejuízo” e se digitalizando. Aqui, surge a oportunidade para startups e fintechs de tecnologia apresentarem suas soluções para arquivamento de dados, relacionamento com o cliente, dentre outras necessidades básicas.
CRM e comunicação
No open banking, o acesso rápido e fácil ao histórico bancário do cliente possibilita analisar seu comportamento e oferecer produtos e serviços compatíveis com suas necessidades, aumentando a chance de fidelizar o público e atrair novos clientes.
Aqui, abrem-se as portas para as empresas de tecnologia que trabalham com sistemas de CRM, por exemplo, dentre outros sistemas de análise de dados. Há também a oportunidade de crescimento no setor de comunicação, já que ao criar novos produtos e ofertar, é importante saber como e quando oferecer tudo isso.
Ampliação dos serviços
Uma das grandes tendências dentro do assunto Banco Digital é que empresas de qualquer segmento passarão (e algumas já passaram) a atuar também como instituições de pagamento. Assim, mesmo se o mercado financeiro não for o negócio principal da sua empresa, você pode se beneficiar com a implementação dessa solução e gerar uma nova receita.
Vale também pensar no sentido oposto: empresas que nasceram com foco no internet banking que agora expandem seus serviços para ofertas de varejo.
Nesse cenário, vale a pena listar quais as ferramentas de integração que você precisará e levantar quem são os potenciais parceiros nessa área.
Segurança
Outra oportunidade, e dessa vez algo que ainda tem muito a ser explorado, diz respeito à segurança. Os sistemas digitais, por prezarem pelo serviço com custo mais baixo, muitas vezes pecam na questão da segurança de dados.
Eis a chance das empresas de tecnologia de segurança apresentarem suas soluções e resolverem essa falha, agregando ainda mais valor ao serviço oferecido.
Entendendo o cenário com autoridades
Para continuar a apontar caminhos e oportunidades para as empresas do setor, as principais ações da Cantarino Brasileiro no mês de março terão os bancos digitais como foco.
Isso inclui o material inédito produzido para a primeira edição do Informativo CB, que será lançado dia 12/03, e o Showcase do dia 5/3.
Informativo CB
No material, o leitor terá acesso a uma entrevista exclusiva com Raul Moreira, ex vice-presidente do Banco do Brasil e atual membro do conselho de administração no Banco Original e PicPay.
Além disso, produzimos um artigo sobre as resoluções do Banco Central do Brasil acerca do assunto, e contamos com um artigo de opinião assinado por Marcelo Frontini, especialista em transformação digital.
O informativo herda também a já conhecida sessão “Ponto de Vista” do Anuário Brasileiro de Bancos, trazendo a opinião de David Mourão (CEO e Founder da Linker), Sérgio All (CEO e Founder da Conta Black), João Paulo Felix (Presidente do Rappi Bank Brasil), Andre Calabro (diretor de Operações da Via Varejo) e Marciano Testa (CEO do Agibank).
Finalizamos com um mapeamento dos bancos digitais do Brasil e uma série de gráficos que ajudarão os empresários a traçarem as melhores estratégias de parceria.
O material será enviado via email aos registrados no nosso banco de dados. Após o lançamento, há a possibilidade de requisitar o material através do site www.cantarinobrasileiro.com.br.
Showcase Bancos Digitais
Para aquecer e aprofundar ainda mais a discussão acerca do assunto, no dia 5/3 o SHOWCASE CB especial sobre o tema.
Na programação incluímos a apresentação de uma pesquisa sobre experiência no On boarding, desenvolvida pela IDWALL e Cantarino Brasileiro, e um painel para falarmos sobre o Banco do Futuro.
A discussão evidenciará algumas das tendências citadas acima. São elas:
> Digitalização dos bancos tradicionais;
> Transformação da plataforma de banco digital dos novos entrantes em marketplace;
> No sentido contrário, marketplaces optam por lançar seus próprios bancos digitais;
> Criação de bancos digitais customizados por parte das empresas de tecnologia.
O webinar ao vivo trará personalidades do setor financeiro para a discussão. Para participar, basta se registrar gratuitamente.