Crédito: Leandro Bartolassi, diretor de Estratégia de Dados da ClearSale

A revolução da concessão de crédito no Brasil

por Leandro Bartolassi, diretor de Estratégia de Dados da ClearSale
A concessão de crédito é essencial para qualquer economia e possibilita aos consumidores acesso a empréstimos e serviços, ao mesmo tempo que instituições financeiras conseguem incrementar seus negócios.
No entanto, os modelos tradicionais de análise de crédito podem não funcionar em alguns casos, sobre tudo por não incluírem informações estratégicas sobre o comportamento do consumidor.
A ClearSale adota dados não tradicionais para analisar o comportamento de consumo e o histórico de pagamentos, tornando visível uma parcela da população antes desconhecida pelo sistema bancário. O método inclui desbancarizados, autônomos e jovens, ampliando as oportunidades de acesso ao crédito e contribuindo para a recuperação econômica do país.
Um case exemplar é a parceria com um aplicativo de mobilidade urbana, que atende mais de 25 milhões de passageiros e tem mais de 1 milhão de motoristas. Com o desafio de oferecer serviços financeiros, como antecipação de recebíveis e crédito pessoal, a prestadores de serviço das classes C, D e E, a solução da ClearSale utilizou uma vasta base de dados alternativos para uma decisão de crédito mais inclusiva, mantendo a segurança na previsibilidade da inadimplência. 
Ao entender o público e o cenário, foram definidas políticas de segmentação e agregadores de informações eficazes, resultando em insights e scores mais precisos.
Em seis meses, a solução ativou mais de 15 mil consumidores, gerando uma receita média mensal de 2,5 milhões de reais. A expectativa é alcançar um milhão de consumidores em um ano e meio, com uma receita mensal de milhões de reais. Além do retorno financeiro, houve uma redução significativa na zona cinzenta e uma diminuição de 4,5% na taxa de inadimplência, ampliando a oferta de crédito para autônomos e não bancarizados.
O sucesso do case demonstra como a inclusão de dados alternativos na análise de crédito pode revolucionar o setor, especialmente em um momento crucial para a recuperação econômica em todo o mundo.

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top