A quarta revolução industrial deve aliar segurança robusta e agilidade, sem comprometer a experiência do cliente

O conceito de quarta revolução industrial está ligado à transformação digital, à hiperconexão,  à inteligência artificial e cognitiva e, também, aos processos de produção, sem alterar, no entanto, a experiência do cliente que segundo o CTO da CA Technologies, Otto Berkes, é tudo.

O Vice-presidente do Bradesco, Maurício Minas, avaliou que nesta revolução em curso, tudo que construímos foi usado de forma invertida nas plataformas digitais. Agora, a regra do jogo é encantar primeiro (a experiência do cliente) e vender depois.

As revoluções industriais anteriores se deram em diferentes momentos. A primeira foi quando o vapor foi utilizado para mover máquinas, no fim do século XVIII. A segunda quando a energia elétrica foi utilizada, e a terceira se deu com o uso da informática, com início na metade do século passado.

Segundo Berkes, existem três pilares da transformação digital. O primeiro é que estamos diante de um novo modelo operacional que precisa de metodologias mais ágeis para projetar e entregar inovações. O segundo é a aceleração do desenvolvimento dos processos e o terceiro é a segurança, que não pode ser ignorada. Para o executivo, que deu sua palestra no terceiro dia do Ciab FEBRABAN 2016, as transformações digitais continuam surgindo.

O diretor – CIO advisory financial systems da KPMF, Adam Woodhouse, destacou como um dos principais pontos da quarta revolução industrial a convergência e confluência entre a economia, os negócios e a tecnologia. E salientou que, com a utilização de tecnologias cognitivas, 25 milhões de empregos serão redundantes, uma vez que os sistemas cognitivos imitam as funções cerebrais.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top