A internet completa 30 anos e seu inventor tem um aviso para nós

A luta pela web é uma das causas mais importantes do nosso tempo, segundo Tim Berners-Lee

Em 11 de março de 1989, o programador britânico que trabalhava no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, Tim Berners-Lee, enviou uma proposta sobre um sistema de gerenciamento de informações. Seu chefe respondeu com uma nota que dizia vaga, mas excitante. Essa proposta foi o primeiro esboço do que se tornaria a World Wide Web, que criou o sistema que funciona na internet hoje.

O inventor da web agora administra o World Wide Web Consortium (W3C), cujo objetivo é ajudar a desenvolver vários padrões e diretrizes para a operação da web. Por meio de sua fundação, ele lançou uma campanha chamada Contrato para a Web para estabelecer normas, leis e padrões claros que sustentam a web.” Berners-Lee fez o anúncio de seu novo esforço na conferência de tecnologia Web Summit em Lisboa, Portugal, no ano passado. O governo francês e mais de 50 empresas, incluindo Facebook e Google, assinaram o contrato, que deve ser publicado na íntegra em maio.

O alerta de Berners-Lee insere à crescente preocupação com o estado da internet em todo o mundo, empresas poderosas que agora controlam vastas áreas de atenção do usuário e a perspectiva de que a internet aberta e justa, que facilitou o crescimento dessas empresas, está em risco.

Na semana passada, legisladores democratas anunciaram uma nova proposta para restaurar as leis de neutralidade da rede em um esforço para desfazer a revogação de regras da Federal Communications Commission que garantisse acesso igual e aberto a todos os sites e serviços para usuários da internet e provedores de conteúdo.

Mas no 30º aniversário de sua tão importante invenção, Berners-Lee compartilhou uma advertência sobre as fontes de disfunção que a web enfrenta e como a luta pela web é uma das causas mais importantes do nosso tempo.

Em carta aberta publicada nesta terça-feira (12), ele escreveu sobre as consequências da crescente divisão que sua invenção alimentou.

É claro que, a cada nova funcionalidade, a cada novo site, a divisão entre os que estão e os que não estão online aumenta, o que torna ainda mais imperativo disponibilizar a web para todos, escreveu ele na carta.

Hoje, a internet e a web são palavras que são usadas de forma intercambiável, mas suas funções são diferentes. A web é um sistema amplamente utilizado para acessar a internet. A internet é uma rede de redes de computadores que permite a computadores e vários dispositivos se comunicarem entre si.

Berners-Lee disse que este sistema de comunicação deu voz aos grupos marginalizados, mas também criou uma oportunidade para os golpistas, dando voz àqueles que espalham o ódio e tornam todos os tipos de crime mais fáceis de serem cometidos.

Ele parece fazer referência a gigantes da tecnologia, como o Google e o Facebook, que criaram novos mercdos, ao mesmo tempo em que alimentaram debates recentes sobre privacidade de dados, desinformação e o papel das mídias sociais em uma democracia.

Mas Berners-Lee disse também estar otimista sobre o futuro da web e que seria derrotista e sem imaginação presumir que a web como a conhecemos não pode ser modificada para melhor nos próximos 30 [anos].

Fonte: NBC News

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top