Crédito: Vinícius Aloe, CTO do Agibank

A IA reinventou a experiência do cliente bancário

Vinícius Aloe, CTO do Agibank
Ao longo dos últimos anos, a inteligência artificial (IA) transformou a maneira como os negócios são feitos e a forma como os bancos operam. Antes, grande parte das decisões de oferta e de taxas para o cliente era definida por um ser humano. Hoje, quase todas as condições são determinadas por algoritmos ou modelos de machine learning, que processam um volume massivo de informações – além do que uma pessoa é capaz –, permitindo ofertas melhores para o cliente e para o negócio.
Investir em IA generativa nos permite dar um novo salto: aumentar a compreensão do cliente e promover maior eficiência, de modo a termos mais proximidade e qualidade em maior escala.
No Agibank, o uso da IA generativa é essencial para aprimorar a experiência do cliente. Ele nos possibilita reconhecer sentimentos e direcionar respostas assertivas rapidamente e a qualquer tempo. Com uma abordagem preditiva, conseguimos oferecer soluções adequadas antes de os problemas surgirem. Por meio de esteiras prescritivas baseadas em IA, por exemplo, reduzimos em 69% o churn de clientes.
Além disso, a aplicação prática da inteligência artificial criou condições para aprimorarmos os canais de atendimento, como a “Gi”, consultora virtual do Agibank. Apresentamos ofertas personalizadas e, como resultado, aumentamos em 159% a contratação de produtos por meio de canais digitais.
Com foco na inclusão financeira e digital da população de baixa renda, que representa cerca de 100 milhões de brasileiros, garantir um conhecimento profundo de cada cliente e fornecer a melhor solução no momento certo significa de fato  participar de forma prática da vida dos brasileiros e melhorá-la.
Por isso, acreditamos e investimos na união da inteligência humana com a artificial – o melhor do nosso time e da tecnologia – para promover uma revolução no setor bancário, garantindo que a inovação esteja sempre a serviço das pessoas.

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top