Foto por: Dorival Dourado

A análise dos dados para crédito inclusivo

por Dorival Dourado, conselheiro da AF Partners
Os provedores de serviços financeiros encontram cada vez mais dificuldade para ampliar a oferta de crédito de forma segura e com melhor controle de risco. Propiciar maior inclusão social por meio do crédito é um desafio frequente de governos e empresas. 
A utilização de instrumentos que possam, preferencialmente, avaliar o risco individualizado e contextualizado de cada consumidor, são buscas presentes no competitivo e restritivo mercado. Informações tradicionais, como histórico financeiro, nível de exposição, renda e registro de inadimplemento não se mostram suficientes para uma boa e segura concessão. Renda coletiva, dados de “household”, propensão, hábitos, aplicativos mobile e comportamento em tempo real geram mais condições de avaliação e julgamento.
Sempre que tratamos de concessão de crédito, fazemos a leitura olhando para o retrovisor. As técnicas existentes e os dados históricos nos dão indicação pontual e momentânea do consumidor. Tentamos prever (ou adivinhar) a situação futura. A “bola de cristal” nem sempre funciona, o que pode ser facilmente demonstrado pelos balanços das empresas de serviços financeiros.

Para que possamos efetivamente levar maior valor ao cliente, é necessário quebrar paradigmas e cada vez mais aprender com o comportamento, com os seus hábitos individuais e coletivos  — por onde eles andam e o que fazem em tempo real –, respeitando, é claro, todos os princípios de segurança e privacidade. Com o consentimento dos consumidores, podemos com o open banking e com os dados disponíveis nos dispositivos móveis (celulares) e em seus APPs, contribuir para a evolução das tecnologias de crédito e do ciclo de decisão. Mais pessoas e empresas poderão de maneira interativa e segura, fazer parte desse círculo virtuoso. Outro benefício desse contexto é a melhor capacidade de precificar o crédito, de forma mais justa e equilibrada.

Novos tempos exigem novos instrumentos, propiciando a expansão saudável e inclusiva do crédito.

Esse artigo faz parte da revista digital e-CANTA Banking Anywhere. Baixe aqui o material completo.

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