Vanêssa Fialdini, sócia da Fialdini Advogados, revela como a demanda proveniente dos recém-autorizados passou a ser essencial também para as empresas já consolidadas
Por André Martinez
Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, a alta carga regulatória imposta pelo Banco Central tem se tornado um dos principais desafios para empresas que atuam ou pretendem atuar no setor financeiro. O avanço de modelos como o banking as a service, o surgimento de fintechs com ofertas altamente especializadas e a criação de estruturas próprias por parte de grandes empresas têm impulsionado a busca por autorizações junto ao regulador — exigência que, se não for bem conduzida, pode comprometer não apenas o crescimento, mas a própria sobrevivência dos negócios. A falta de preparo, de estrutura interna ou de acompanhamento contínuo às atualizações normativas é um risco que muitas vezes só é percebido tarde demais.
De olho nesse cenário, o escritório Fialdini Advogados — com mais de duas décadas de atuação no mercado — uniu tecnologia, expertise jurídica e visão regulatória para desenvolver o Descomplica BC, uma solução que simplifica a rotina regulatória e já se tornou peça-chave tanto para empresas recém-autorizadas quanto para instituições consolidadas.
A ideia do Descomplica BC nasceu da dificuldade percebida por muitos clientes em cumprir e acompanhar as normas do Banco Central, além dos desafios internos de comunicação entre diferentes áreas da empresa. Para responder a essa dor, o escritório oferece o BPO Descomplica, que permite à instituição regulada terceirizar com segurança o fluxo de comunicação com o Banco Central, incluindo canais como BC Correios, CCS e RDR. Além disso, o escritório criou o Painel Regulatório, solução que unifica os temas regulatórios e oferece um acompanhamento quase em tempo real das exigências e dos sistemas do Bacen.
“Esse produto visa a unificação dos assuntos dentro das empresas, ajuda a acompanhar a regulamentação de uma forma praticamente online”, afirma Vanêssa Fialdini, sócia do escritório.
Ela reforça que a segurança da informação é a principal característica da ferramenta.
Assista ao vídeo para saber mais sobre o Descomplica BC!
Apesar de ter sido idealizado para apoiar empresas recém-autorizadas pelo regulador, hoje o Descomplica BC é amplamente utilizado por instituições já consolidadas, que enxergam na ferramenta um ganho operacional e estratégico.
“O Descomplica BC é uma facilidade para as empresas entenderem como funciona o dia-a-dia do regulador, dos produtos que têm que ser desenvolvidos e as ferramentas utilizadas principalmente com o Banco Central”, destaca.
A ferramenta também gera efeitos positivos dentro das empresas.
“Hoje, o mercado percebe que existe uma facilidade muito maior do time interno em saber o que fazer, como fazer, como proceder com as informações e o que o Banco Central espera dessas instituições”, diz Vanêssa.
Com isso, há melhora na comunicação entre as áreas internas e no relacionamento com o regulador. Outro diferencial da solução é a incorporação da inteligência social e humana.
“Sabemos nos comunicar com o mercado com tudo aquilo que temos visto, tanto do regulador como da legislação de um modo geral e o que está acontecendo no cenário mundial, não só dentro do Brasil”, conclui.
E os planos não param por aí. A proposta é ampliar o escopo da solução para além do Banco Central, incluindo exigências de outras autoridades reguladoras, especialmente diante de novos setores sob regulação, como o de apostas online.