Estreante no maior evento de tecnologia do setor financeiro latino-americano, Simetrik se destaca ao apresentar soluções com IA para modernizar o controle financeiro
Por André Martinez
A Simetrik, em sua primeira participação na Febraban Tech, o maior evento de tecnologia do setor financeiro na América Latina, marcou presença de forma significativa. A empresa demonstrou grande entusiasmo com o alinhamento estratégico do evento, cujo tema central em 2025 foi a Inteligência Artificial (IA), justamente o foco de sua plataforma, já que possui o propósito de modernizar o controle financeiro através de IA, automação e governança de dados. João Ribeiro, diretor comercial da Simetrik Brasil, enfatizou a importância da participação:
“O nosso posicionamento aqui na Febraban hoje é para consolidar a marca. Apesar dela já ser uma marca conhecida, precisamos fortalecer o nosso posicionamento no mercado.”
Como funciona?
A atuação da Simetrik começa com seu agente de IA, que interpreta, organiza e padroniza dados e arquivos de diversas fontes – sejam sistemas legados, ERPs, PSPs, gateways, bancos ou planilhas – garantindo qualidade e estrutura antes mesmo do início do ETL (Extract, Transform, Load). A partir daí, a plataforma executa conciliações financeiras, operacionais e contábeis em múltiplas dimensões, utilizando seu tradutor contábil para gerar lançamentos e fechar ciclos com integridade, auditabilidade e compliance regulatório.
Além de conciliar o financeiro, a Simetrik também atua em processos logísticos, como o controle de fretes, e é utilizada por empresas com alta complexidade transacional, incluindo adquirentes, subadquirentes e emissores que enfrentam grandes desafios com interchange fee e reconciliações com múltiplos parceiros.
João Ribeiro vê a Simetrik como um catalisador para o avanço do setor:
“A Simetrik se posiciona como uma ferramenta estratégica para poder acelerar o go to market das empresas, bancos e todo o setor.”
A meta por trás da estratégia
O objetivo da Simetrik é ambicioso: transformar o Brasil em seu maior mercado na América Latina, apoiando empresas na modernização de seus processos financeiros e operacionais. Ribeiro destaca que a plataforma é uma ferramenta de IA focada na automatização de fluxos financeiros, sendo “aberta a todos os públicos e que pode ser empregada não só no fluxo financeiro, mas contábil, operacional e assim por diante”.
Um fator essencial para a expansão da Simetrik no Brasil é o aporte total de US$85 milhões liderado pela Goldman Sachs. Desse montante, 25% será destinado estrategicamente ao país. Ribeiro detalhou o investimento:
“A gente está passando por um momento único. Acabamos de receber um aporte de 30 milhões de dólares do Goldman Equity, que é uma parte do Goldman Sachs Alternatives e isso somado ao investimento anterior de 55 milhões de dólares no ano passado totaliza 85 milhões de dólares em aporte. E o mais legal de tudo é o momento que a gente está aqui na Febraban para contar também que 25% desse novo aporte vai ser destinado para o Brasil, para a gente se posicionar estrategicamente.”
Diferenças para a concorrência
Em um cenário regulatório complexo e com fluxos críticos no back e middle office, a Simetrik se diferencia como uma plataforma SaaS agnóstica e flexível, capaz de automatizar até 100% da conciliação com alto grau de rastreabilidade e controle. O diretor comercial ressaltou os benefícios:
“Toda essa conciliação de pagamentos, cartões, interchange, é algo que demanda muito tempo e muita manualidade. Com a Simetrik, você consegue automatizar tudo isso, aumentando sua governança, com o emprego de IA, o nosso agente de IA, acaba tornando a atividade dos times muito mais rápida. Então, o fechamento, ele deixa de ser três dias após, passando a ser diário”
Já validada em estruturas como FIDCs e bolsas de criptomoedas, a Simetrik entrega uma plataforma única, modular e de rápida implantação, conectando dados, conciliações e fechamento contábil em um único fluxo confiável.
Acesse o site da Simetrik agora e saiba mais.