Por Edilma Rodrigues
A 99, empresa de tecnologia em mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, entra para o mercado de carteiras digitais. Segundo informação do Valor online, o aplicativo de transporte iniciou, em 10 de julho, a operação da 99Pay em quatro cidades brasileiras: Campinas, Curitiba, São José dos Campos e Uberlândia. A wallet permite ao usuário pagar, além das corridas e pedidos feitos pelo 99Food, contas de água, luz e gás, e fazer recargas de celular pré-pago. “Os motoristas parceiros também podem receber pelo sistema,” informa a publicação.
Em entrevista exclusiva para o Gazz Conecta, da Gazeta do Povo, a empresa conta que a expansão no país deve acontecer gradualmente em três meses e que o serviço é oferecido em parceria com uma empresa financeira, que não foi revelada, e estará integrado ao PIX (sistema de pagamento instantâneo do Brasil) a partir de outubro. “Com o novo serviço, a empresa dá seu primeiro passo no disputado mercado de fintechs, de olhos nos desbancarizados e em estratégias para reduzir o alto percentual de pagamentos em dinheiro em corridas e pedidos de comida pelo 99 Food — que hoje gira em torno de 70%.”
A 99 tem 20 milhões de usuários ativos no país e está de olho nos 45 milhões de desbancarizados brasileiros. “Se o passageiro não tem conta corrente, se não foi bem atendido por um banco ou se é desbancarizado, ele pode usar a 99Pay para ter benefícios como cashback e descontos em corridas. Queremos que a cadeia de valor seja eficiente e sustentável”, disse o diretor da 99Pay, Maurício Filho, à repórter Patrícia Basílio da Gazeta do Povo.
Brasil tem 600 carteiras digitais
O Valor assinala que existem cerca de 600 carteiras digitais no Brasil, mas a 99 é a primeira do segmento de mobilidade urbana a lançar uma. “Seus concorrentes diretos, Uber e Cabify, desenvolveram suas próprias carteiras digitais no exterior, mas ainda não oferecem o produto no Brasil”, informa.
Fontes: Gazeta do Povo e Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor