whatsapp-vendas

85% dos empreendedores usam o WhatsApp como canal de vendas diretas

Por Edilma Rodrigues

O WhatsApp é o principal canal de vendas para 84,7% dos empreendedores independentes do setor de vendas diretas, seguido pelas mídias sociais: 79,8% dos revendedores afirmaram utilizar o Facebook ou Instagram para apresentar lançamentos das empresas que representam.  A informação é da pesquisa nacional de perfil dos empreendedores encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) a uma consultoria especializada.

Entre as conclusões do estudo, que abrangeu todos os estados brasileiros e teve como foco revendedores de produtos de venda direta, a associação avalia que, além de divulgação, a internet se consolida como importante canal de vendas para esses empreendedores. Quando perguntados sobre qual a forma/local em que mais vendem produtos, a internet foi a resposta de 60% deles. A residência do cliente ainda é um local importante para os revendedores, sendo eleito como o terceiro local que mais vendem produtos. 

O levantamento mostra também como esses empreendedores fazem os pedidos de suas vendas. 69,1% deles afirmam que o site da empresa é o principal canal de pedidos. “Isso indica que não só os revendedores, mas também as empresas estão mais digitais oferecendo maior praticidade no momento de atender seus representantes,” avalia a ABEVD em nota.

Empresas incluem formas de pagamento em seus sites
Algumas empresas oferecem espaço digital, página dentro do site na qual os consumidores podem fazer seus pedidos e pagar por meios digitais. Neste modelo, a empresa recebe o pedido do consumidor e o pagamento, e se responsabiliza pela entrega do produto. 

Segundo a associação, os revendedores continuam com um papel importante neste modelo, como consultores, que indicam o produto que mais se encaixa no perfil do seu cliente e na divulgação de lançamentos e promoções. 

O levantamento foi feito entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020, via internet, em formato de questionário estruturado. Todas as perguntas se referiam ao ano de 2019. 

Podemos verificar que, pela época de sua realização, o estudo não teve influência da atual situação da pandemia e da quarentena. Claro que ficamos muito satisfeitos em saber que os empreendedores independentes estão mais atuantes no meio digital, atitude que se adapta perfeitamente ao momento que estamos vivendo. Assim, eles podem continuar atuando sem correr riscos e nem oferecer riscos para os seus clientes, afirma a presidente executiva da ABEVD, Adriana Colloca.

1 – De acordo com a assessoria de imprensa, empreendedor independente é o nome oficial para revendedor/representantes das empresas de vendas diretas.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top